John Haddad é diretor Sênior de Soluções Big Data e Carlos Eduardo Salvador é diretor de Pré-vendas América Latina da Informatica. Ambos, com vasta experiência em tecnologia da informação, conversaram com a Consumidor Moderno sobre a importância do Big Data nas relações entre clientes e empresas. Confira:
CM – Como as empresas estão inovando e evoluindo no relacionamento com seus clientes a partir do Big Data?
John Haddad e Carlos Eduardo – As companhias que estão realizando projetos de Big Data estão procurando fazer melhorias em áreas que sempre demandaram progressos nos últimos 10 anos. Como campanhas de marketing, relacionamento com clientes, redução de fraudes etc. Não há nada de novo nisso. A novidade é que agora, com o Big Data, as empresas têm acesso a informações nunca antes conhecidas. São situações nunca antes possíveis, e isso enriqueceu o conhecimento sobre os clientes. Com isso as empresas se tornaram capazes de oferecer melhores serviços, produtos e um atendimento mais personalizado.
CM – Quais são os principais desafios?
John Haddad e Carlos Eduardo – O desafio maior está no tempo necessário para extrair os dados. Eles são gerados em tempo real e continuamente. E após serem capturados é necessário assegurar que eles realmente sejam confiáveis. Depois, você deve contar com ferramentas que sejam ágeis para utilizá-los. Só então é possível gerar valor para os negócios a partir do Big Data.
CM – E a questão da segurança?
John Haddad e Carlos Eduardo – Sim, segurança é um ponto muito importante. O desafio aqui é muito grande. Em primeiro lugar é preciso saber onde estão os dados sensíveis e localizar essas centenas de repositórios. Depois, o ideal é proteger esses dados, seja com soluções de criptografia e data masking, por exemplo. Outro fato muito importante é restringir ao máximo o acesso ao repositório desses dados.
Serviço:
O que: Seminário A Era do Diálogo
Quando: 19 de abril de 2016
Onde: Hotel Renaissance
Realização: Grupo Padrão, revista Consumidor Moderno
Mais informações: www.aeradodialogo.com.br ou pelo telefone 55 11 3125-2215