Pesquisar
Close this search box.
/
/
A CULTURA ROCK’N’ROLL FAZ BEM AO MUNDO

A CULTURA ROCK’N’ROLL FAZ BEM AO MUNDO

SXSW comemora 30 anos como um coquetel que mistura música, cinema, interatividade, comportamento e cultura para criar um mundo melhor

Austin, Texas, EUA – Uma das cidades mais emblemáticas do estado do Texas, no meio-oeste americano, Austin sedia há 30 anos, o South by Southwest, ou simplesmente SXSW. Um evento especial, que pode ser definido como a convergência exemplar de cinema, música, comportamento, tecnologia, interatividade e cultura, para estimular profissionais que trabalham com criatividade de alguma forma a pensar o mundo. O SXSW existe para fazer talentos proporem soluções que melhorem o mundo.

O fato de o evento acontecer em Austin, com seus edifícios admiráveis de concreto e vidro, que acomodam grandes bancos – talvez por conta da força das indústrias de petróleo na região – causa uma certa estranheza. Há uma energia interessante aqui, como se, além da convergência de conteúdos, houvesse também uma incrível convergência de propósito. As pessoas aqui entendem que o SXSW é uma convergência de temáticas culturais, comportamentais, sociais que objetivam produzir e refletir sobre como a inovação e a capacidade humana produzem o bem comum. O espírito de liberdade e a criatividade que se mostram aqui em diversas dimensões são forças motrizes para fazer a diferença.

Foto: Jacques Meir

Inovação na escola

O SXSW teve hoje uma prévia voltada para educação. O objetivo, claro, é fomentar nas crianças desde muito cedo, o gosto pela inovação, pelo olhar generoso para a cultura e manifestações criativas. Até mentoria, alunos e jovens tiveram em seu dia especial. A partir de amanhã, com direito a Barack Obama, o SXSW vai desfilar toda sorte de conteúdos voltados para mobilizar pessoas em torno de causas, tecnologias em torno de soluções, inovações em torno do bem comum, negócios em torno de mudanças. Obama vai falar sobre cidadania e engajamento, bem como o impacto de pessoas conectadas na construção do futuro.

Enquanto isso, no Brasil, discutimos zika, corrupção endêmica, inflação e sofismas sobre a responsabilidade do governo na crise…

Foto: Jacques Meir

Generosidade, simpatia, humildade

Finalmente, a característica mais interessante do SXSW aqui em Austin é justamente a generosidade, a simpatia e a vontade de servir dos cidadãos. Nas lojas, no evento, nos táxis, há muito desprendimento, humildade, sorrisos e gestos simples de pessoas que querem se conectar com pessoas. Na linguagem simples das ruas, em contraste com a opulência dos edifícios e os logotipos orgulhosos dos bancos, vemos um ambiente onde as diferenças aprenderam a conviver, sem traumas ou ressentimentos. A sede do movimento Austin Pride (gay) está ao lado de um edifício de banco. Pubs e cafés e bares se avolumam, muitos, às centenas, quase todos com bandas ou músicos tocando o bom e velho rock. Foi a partir do rock que a cidade criou uma identidade forte, um espírito que deu origem ao SXSW. Um traço cultural que se desdobrou em cinema, daí para a tecnologia e para comportamento, cultura, interatividade.

Foto: Jacques Meir

A convivência com os contrastes foi o impulso para que o evento se desenvolvesse sem traumas ou dissensões. Hoje o SXSW é uma referência mundial sobre como transitar pelas diferenças, pela individualidade e pelo senso de comunidade.

Essa história, bem como um retrato do que o SXSW irá trazer este ano para estimular a reflexão e a mudança no mundo, nesse momento de profunda transformação social e econômica será o objetivo de nossa cobertura nos próximos dias. Não somente aqui na Consumidor Moderno – que ganhará um novo site justamente durante o SXSW, incorporando o portal Consumidor Consciente – mas também no Portal NOVAREJO, nas nossas revistas, na B2B Magazine, no Portal Call Center e nas nossas redes sociais. Interaja conosco e deixe-se levar também pela convergência de criatividade representada pelo SXSW.

*Jacques Meir é Diretor de Conhecimento e Conteúdo do Grupo Padrão.

Fotos: Jacques Meir

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]