Pesquisar
Close this search box.
/
/
9 fatos sobre a depressão que você precisa saber

9 fatos sobre a depressão que você precisa saber

Deixe o preconceito de lado. Buscar ou oferecer ajuda é o primeiro passo para ser realmente feliz
 
Como identificar se você ou alguém próximo está com depressão? Às vezes você percebe que tem algo estranho com você, mas não dá para saber se é um momento ruim da vida ou se é algo mais sério. As coisas ficam ainda mais difíceis de entender se alguém ? ou você mesmo ? insiste que é só ?mimimi?.

Abaixo segue alguns comentários do especialista Miguel Roberto Jorge, professor associado e livre-docente do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP), sobre depressão e seus sintomas.

Atenção: os tópicos estão aqui apenas para informar, não para que você se autodiagnostique ou o faça com alguém. 

1. Você não precisa necessariamente sentir tristeza para estar com depressão

Aquela tristeza arrebatadora, que parece muito maior do que os próprios problemas pelos quais a pessoa está passando, é um sinal de que você pode estar com depressão. Mas não é sempre assim. ?O que muita gente não sabe é que podemos ter depressão sem tristeza?, diz o professor especialista Miguel Roberto Jorge.

Um desânimo profundo, devastador, especialmente com coisas que a pessoa costumava gostar de fazer ou fazia sem grandes dificuldades, também pode ser indicativo de que algo está errado. ?Quando pensamos em depressão, no mínimo uma dessas duas coisas está presente: uma tristeza absoluta sem motivo ou desproporcional ao ocorrido ou um desânimo acentuado, a perda do prazer?, diz Miguel.

2. Uma mudança repentina na sua relação com a comida ou com o sono pode sinalizar que há algo de errado

Segundo Miguel, sintomas depressivos não são necessariamente depressão. ?Mas se a pessoa está com uma tristeza profunda ou muito desânimo, a variação na relação com a fome ou com o sono podem ser um indicativo da doença?.

Você pode não sentir nenhum apetite. Ou, por estar ansioso, fica com ainda mais fome. ?Com o sono, o mais comum é a dificuldade para pegar ou manter o sono, não só uma noite, mas com frequência. Por outro lado pode acontecer da pessoa ter uma hipersonolência?, diz o professor. Isso varia de pessoa para a pessoa, mas o que vai chamar atenção é uma mudança brusca nos seus hábitos.

O professor ainda acrescenta que perda de concentração, problemas de memória e uma sensação de que você está mais lento que de costume são outros indicativos possíveis.

3. Você não deve ter medo de perguntar a alguém próximo que está deprimido se ele pensa em suicídio

É comum acreditar que perguntar para alguém deprimido se ele está pensando em se matar é um incentivo. Mas não é bem assim. ?Pesquisas mostram que fazer isso tem efeito contrário: você na verdade está dando a possibilidade da pessoa falar sobre algo que ela tem enorme dificuldade em se abrir, você abre uma alternativa à situação?, diz o professor Miguel. 

Precisamos falar sobre suicídio e precisamos estender o braço a quem está doente.

4. Não acredite que estar sempre mal-humorado ou reclamar demais é apenas um traço de personalidade

Sabe aquela pessoa que está sempre descontente? Que nunca parece estar bem, sempre reclama, nunca está feliz com nada? Provavelmente esta pessoa não é assim, mas está assim. Pode ser um caso de depressão crônica. ?A depressão crônica costuma ser um perfil presente após a adolescência e que persiste por pelo menos dois anos?, explica Miguel. Nesta possibilidade, é necessário tratamento.

5. Nem toda pessoa com depressão precisa tomar remédio

Isto varia de pessoa para pessoa, de caso a caso e do grau de intensidade da doença. É possível que remédios acelerem o processo de melhora e também há casos em que ter aconselhamento e conversar com um profissional já ajude o paciente.

?Cada pessoa tem uma história e é preciso prestar a atenção a cada uma delas para estabelecer uma estratégia de como cuidar, algo que não seja apenas prescrever um remédio?, diz Miguel. 

6. Tratamentos com remédios podem levar um tempo

?Você vai usar medicação por um tempo. Não se prescreve um tratamento com antidepressivos para suspender em um mês?, explica Miguel. Segundo ele, o risco de recaída é muito grande. Se você começar tratamento com medicação, será preciso paciência.

7. Depressão não tem idade

Miguel observa que mulheres no período de menopausa, com idades por volta de 40 ou 50 anos, passam por uma grande alteração hormonal e estão no grupo de riscos. Mas, jovens, principalmente se em contato excessivo com álcool e outras drogas, também podem entrar em um processo depressivo. Depressão não tem idade.

?Há um conjunto de fatores onde a genética tem um peso importante. Em famílias de pessoas deprimidas, a probabilidade de se ter a doença é muito maior, mas também se reconhece fatores socioambientais. Ao longo da vida, a pessoa passa por experiências que podem a afastar ou aproximar da depressão?, diz o professor.

8. Você não precisa estar muito mal para procurar ajuda

Você não precisa estar triste há semanas ou incrivelmente para baixo se está preocupado com o que anda sentindo e quer conversar com alguém.

9. Você pode ir a qualquer médico se está se sentindo deprimido e não sabe o que fazer

Seja um psicólogo próximo, um médico de confiança ou um profissional do posto de saúde. ?Para a primeira triagem, um médico clínico tem toda a condição de fazer um diagnóstico, perceber se o caso é grave e encaminhar para um psiquiatra ou indicar um caminho?, fala o professor Miguel. 

Não tenha medo de fazer uma consulta e conversar sobre o que você está sentindo.

*Via BuzzFeed.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]