Pesquisar
Close this search box.
/
/
8 dicas para desapegar e economizar

8 dicas para desapegar e economizar

Descubra maneiras simples de economizar ao organizar sua casa, sua vida e, consequentemente, seu bolso

Admita: você consome apenas o que precisa? Comprar roupas, objetos de decoração, eletrônicos, fazer viagens, conhecer lugares da moda, dar presentes (para os outros e para si mesmo). Quem não tem um ou tudo isso em sua lista de desejos? ?O consumismo, tendo ou não dinheiro para bancar tantas vontades, parece ser a regra. Quem compra apenas o que precisa, no mundo de hoje, é cada vez mais a exceção?, diz José Vignoli, educador financeiro do Portal Meu Bolso Feliz.

Segundo uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil, não é mesmo o consumo que traz felicidade. Para maioria dos entrevistados (85%), mais tempo livre para ficar com a família e desejar ter uma saúde de ferro estão entre os motivos que deixariam as pessoas realmente mais felizes.

Para o especialista essa pesquisa faz sentido, mas, embora as pessoas pensem assim, muitos ainda consomem desenfreadamente. ?A verdadeira felicidade não está nos bens materiais, mas em uma vida organizada e simples, que é onde conseguimos sossego para fazer o que realmente gostamos. Por isso, adquirir bens materiais traz uma injeção rápida de alegria que se dissipa logo?, avalia.

A japonesa Marie Kondo, autora do livro ?A Mágica da Arrumação? e uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, segundo a revista americana Time, compartilha da ideia de buscar uma vida menos complicada, mais simples e, consequentemente, mais barata. O melhor é que, segundo a escritora, tudo começa na arrumação da casa. A partir daí, economizar fica bem mais fácil.

É isso mesmo. Ao buscar um método de organização minimalista mudamos nossa maneira de pensar e, consequentemente, de consumir, já que refletimos melhor sobre o que de fato vale a pena trazer para dentro de casa e para dentro da nossa vida. ?Escrevi esse livro para ajudar as pessoas a perceberem que ter muitas coisas não significa estar satisfeito. Minha estratégia é baseada em ser feliz enquanto cuida bem do que é precioso para você?, explica Marie.

Leia também: Até que ponto vale a pena manter o seguro?

A seguir, baseado no livro, ?A Mágica da Arrumação?, e naquilo que realmente traz felicidade para maioria das pessoas, o Portal Meu Bolso Feliz traçou o caminho para uma vida mais simples e tranquila.

1 ? Defina seu estilo de vida e objetivos
De acordo com a realidade financeira de toda sua família, é importante saber como quer e pode levar sua vida. ?A organização é uma ferramenta e o objetivo principal é alcançar seu estilo de vida ideal?, diz Marie Kondo. Para isso, quando for adquirir um item novo, pense se ele fará realmente a diferença. Isso também vale para as viagens que almeja fazer e para as metas que tem em mente. Será mesmo que, mais importante do que voltar a estudar, é comprar tantos objetos eletrônicos novos?;

2 ? Dê valor às pessoas
Muitas vezes, uma reunião em casa, um bate-papo com os amigos ou um jantar com seus pais é muito mais prazeroso do que sair para comer fora ou ir às compras para se sentir mais feliz. Então, que tal promover mais encontros como esses? Dessa forma pode-se economizar e ainda descobrir novos prazeres;

3- Arrume a casa
O desafio pode ser enorme, mas vale a pena começar e praticar o desapego. Não adie a tarefa, mas fracione-as estabelecendo uma rotina e um limite, respeitando seus prazos. Por exemplo: se você pode arrumar sua casa apenas aos fins de semana, faça isso por dois meses. Primeiro, descarte tudo que não usa mais, doando ou organizando um bazar na sequência, e depois divida tudo em categorias: roupas, livros, papéis, itens diversos (CDs, DVDs, cremes, maquiagem, suprimentos para artesanato e hobbies, produtos de limpeza, equipamentos de cozinha etc.) e recordações. Uma casa mais simples e minimalista passa uma sensação de alívio e paz;

Leia também: Como quitar suas dívidas e fugir da inadimplência

4- Envolva as pessoas que moram com você no processo de desapego
Nunca decida pelo outro o que fica e o que vai embora. ?Cuide de suas coisas e chame a família para participar da arrumação, mantendo a confiança do restante da casa?, diz Marie. Assim, cada coisa terá seu lugar e seu dono. O fato de cada item ter seu espaço definido ajuda muito a diminuir os excessos e a confusão, até porque fica mais fácil visualizá-lo e guardá-lo de novo depois. ?Vai ser automático retornar a peça direto para o devido lugar. É eficiente?, diz Marie. E, de quebra, toda a família entrará no clima do menos é mais;

5 ? Envolva a família em todos os processos que são importantes para você
Na hora do sufoco é importante conversar e na hora das conquistas também. Por isso, sempre envolva sua família nas conversas, decisões que devem ser tomadas ou conquistas realizadas. Em conjunto, você verá que é muito mais fácil economizar para quitar uma dívida, conquistar um objetivo ou simplesmente se divertir;

6 ? Livre-se do que não te faz feliz
Guarde o que efetivamente usa ou te traz lembranças muito importantes como, por exemplo, fotos. Blusas, calças e papelada que não usa mais devem sair. Quem sabe doá-las ou mesmo tentar trocá-las por itens que precisa de fato? Lembre-se de, durante esse processo, refletir sobre a quantidade de coisas que possui acumulada, sobre o quanto de fato usou tais itens e, mais ainda, sobre as coisas que ficaram, as realmente importantes;

Leia também: Teste: você sabe planejar o seu dinheiro?

7 ? Guarde tudo de maneira inteligente
Ok, você jogou um monte de coisa fora, organizou um bazar e deixou a casa bem mais vazia. Agora é a hora de guardar as coisas de maneira inteligente. Segundo Marie, o ideal não é pendurar tudo, apenas os casacos pesados. O restante deve ser dobrado de forma que você sempre visualize tudo e para aproveitar mais espaço. Além disso, você pratica uma higiene mental. ?Enquanto manipulo minhas roupas, sinto quanto são preciosas para mim. Aí, fico com vontade de colocá-las no lugar adequado?, diz Marie. De quebra, você ainda lembra que tem bastante coisa e não precisa comprar aquela calça que está em promoção;

8 ? Não gaste dinheiro à toa
Antes de sair comprando qualquer coisa ? roupas, objetos para organizar a casa, móveis novos ? pense se realmente aquilo será útil na sua vida. É enganoso achar que seus problemas estão resolvidos colocando tudo dentro de caixas divisórias e afins ou que aquela blusa nova vai te trazer felicidade.

Fonte: portal Meu Bolso Feliz.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]