Pesquisar
Close this search box.
/
/
7 dicas para largar tudo e viajar o mundo ajudando o outro

7 dicas para largar tudo e viajar o mundo ajudando o outro

Você já pensou em voluntariar fora do país? A brasileira Letícia Mello teve essa experiência e dá dicas para quem quer tentar

O trabalho voluntário é uma das formas mais simples e eficientes para quem deseja ajudar o outro. Porém, nem sempre é simples começar a atuar em prol de determinadas causas – principalmente se a decisão envolve uma transformação de vida muito grande.

Letícia Mello, idealizadora do projeto “Do for Love”, viveu essa experiência e considera que abrir mão de tudo e voluntariar seis meses no Sudeste Asiático foi, sem dúvida, uma das experiências mais enriquecedoras e gratificantes que já viveu. Não por acaso, a brasileira transformou a própria história em um livro.

Durante o período em que viveu na Tailândia, Camboja e Vietnã, Letícia deu aulas de inglês a comunidades carentes, para policiais, monges, angariou fundos para construir uma casa a uma família, entre outras grandes ações. Em troca, recebia acomodação e alimentação na comunidade local. “O importante é estar com o coração aberto e levar carinho e atenção. O que eles precisam é de amor e cuidados. E na verdade, você acaba aprendendo muito mais do que ensinando” diz a jovem.

voluntariar02 voluntariar01

Pensando nisso, Letícia listou sete dicas fundamentais para quem deseja voluntariar de forma independente fora do país. Confira.

1 – Por onde começo?

“O primeiro passo é definir qual sua área de interesse em voluntariar – seja com animais, educação, construção, medicina – e buscar países que ofereçam oportunidades. A próxima etapa é analisar seu orçamento e durante quanto tempo pretende viajar, sempre atento a melhor época para visitar cada país – um detalhe que pode ser crucial no sucesso da sua viagem”.

2 – Pesquise!

“Você escolheu voluntariar de forma independente, então tome ciência de que você está no controle da situação. A internet é a sua melhor aliada para essa tarefa. Pesquisar o máximo de informações e sites disponíveis, além de entrar em contato com pessoas que participaram dos mesmos projetos, economiza tempo durante a viagem. Porém, é necessário saber distinguir quais são as informações relevantes e confiáveis, para evitar problemas futuros. Alguns sites que eu indico para pesquisa: Workaway, Helpx e o brasileiro Worldpacker”.

3 – Seja honesto!

“Ao redor do mundo existem diversos programas para voluntariar: seja para dar aulas de inglês, atuar com trabalho humanitário, em construções ou trabalhar com animais. Independente do campo de atuação é fundamental ser transparente e honesto com a instituição. Não minta as suas habilidades e qualificações para se encaixar em algum projeto. A honestidade é fundamental para o desenvolvimento do trabalho voluntário. Infelizmente, muitos projetos recebem informações mentirosas sobre os voluntários, o que dificulta o andamento do projeto”.

4 – Voluntariado não é férias

“Voluntariar é uma das melhores experiências que alguém pode viver para conhecer a cultura e os costumes locais – conhecer a rotina e ter contato com os nativos de uma determinada região é enriquecedor. Mas viajar para voluntariar é saber que boa parte do seu tempo livre é destinado ao voluntariado, então seja comprometido e aproveite ao máximo essa experiência”.

5 – Nem tudo sai como planejado

“Infelizmente existem projetos que não cumprem o que prometem, cobram valores altos e não são tão sérios – por isso a pesquisa antes da viagem é tão importante. Mas, como tudo na vida, se algo der errado, aprenda a ver o lado bom dessas situações – isso nos faz refletir sobre a realidade de cada país e nos ajuda a criar mais empatia pelas pessoas. Aprenda com isso e sempre tenha um plano B na manga, caso você chegue a algum projeto e não se identifique. Isso aconteceu muito comigo no Camboja e no final percebi que não era por maldade deles, mas sim um desespero para sobreviver”.

6 – Esteja preparado para o pior, sempre!

“Você está em um país diferente, não conhece ninguém, optou deixar o conforto de casa para voluntariar. O banho nem sempre vai ser de chuveiro e água quente, um colchonete no chão pode vir a ser a sua cama, o calor vai te incomodar, o sistema de saúde da região pode ser precário, você não sabe como funciona a rotina e os costumes dos locais, então prepare-se para situações adversas. Mas, para o seu voluntariado ser um sucesso, encare com otimismo essas divergências, pois são elas que vão te tirar da zona de conforto e te ensinar muito mais do que você possa imaginar”.

7 – Não desista!

“Imprevistos vão acontecer, aliás, você abriu mão do conforto da sua casa, vai aprender a lidar com a saudade da família, de casa, dos amigos. Por mais difícil que pareça ser, lembre-se que sua ajuda está impactando a vida de muitos e isso é a maior recompensa que você vai ter. Várias foram às vezes que a vontade de largar tudo falou mais alto, mas a força e a vontade de continuar impactando outras vidas de forma positiva sempre foram mais fortes. No final de tudo, ao retornar pra casa, cada segundo dessa experiência valerá a pena e tudo o que você ajudou ficará de legado para outras pessoas”.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 287

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGENS: ChatGPT e IA Generativa do Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 287

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGENS: ChatGPT e IA Generativa do Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]