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6 lições da Black Friday para o e-commerce

6 lições da Black Friday para o e-commerce

Especialista da Micro Focus mostra o que a data ensinou ao comércio eletrônico. Ainda há muito o que fazer

A Black Friday deste ano superou a data do ano passado e conseguiu um faturamento de quase R$ 1,6 bilhão. O valor pode representar um sucesso, mas também indica que o e-commerce brasileiro ainda tem muito o que aprender.

Alguns problemas característicos do setor persistiram: falta de produtos e serviços oferecidos, sites com falhas técnicas.

?As lojas não podem falhar no momento em que os usuários mais precisam delas. Isso não só pode ocasionar uma queda brusca nas vendas, mas também na reputação ? algo ainda mais difícil de recuperar?, disse em nota o VP de soluções e estratégias da Micro Focus, Renato Quedas.

Veja então seis lições listadas pelo especialista deixadas pela data e que devem ser observadas pelo setor para uma data melhor no próximo ano.

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1. Evite atrasos
Não espere até que os aplicativos ou sites estejam em funcionamento para testar seu desempenho. Através de testes planejados você poderá encontrar defeitos ou problemas com antecedência e minimizar os custos de recuperação – isso porque possíveis defeitos podem ser até 100 vezes mais caros para serem corrigidos no final do desenvolvimento do software do que no começo.

2. Saiba o efeito de qualquer tamanho de carregamento
Qual é o volume máximo de tráfego que um sistema pode lidar? Não ter essa informação pode se tornar desastroso para o negócio, mas muitas empresas de e-commerce acreditam que só há uma forma de descobrir – construindo um ambiente de teste. No entanto, há uma opção alternativa, as empresas podem utilizar para a execução de um teste um sistema baseado em nuvem para simular cenário reais ? como pedidos e vendas para milhares de usuários a partir de diversas localizações geográficas.

3. Teste múltiplas plataformas e dispositivos
Os clientes irão usar vários tipos de dispositivos e plataformas para acessar as informações, e é vital que sua loja virtual esteja acessível e possua um layout responsivo para smartphones, tablets e/ou desktop. É preciso testar o desempenho de seu site para web móvel e para o máximo de plataformas possíveis.

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4. Entenda as necessidades de cada região
Como parte da estratégia de testes de desempenho, estar preparado para atender várias regiões e tipos de rede é importante. Fazer um teste focado em um alto tráfego originário de um País ou Estado, ou a partir de um tipo específico de conexão como operadora 3G, é importante para aumentar a experiência do usuário final em todos os mercados.

5. Encontre a raiz de um problema
Encontrar os problemas de desempenho não é suficiente, você precisa encontrar as causas. Como parte da solução, ferramentas de diagnóstico que permitam localizar de forma eficiente as causas dos problemas de desempenho (mesmo em momentos de pico), irão permitir que você faça correções mais rápidas, reduzindo os ciclos de teste e acelerarando o tempo de colocação no mercado.

6. Soando o alarme
Embora o teste de desempenho frequente ajude a evitar problemas em um momento de pico, é importante estar por dentro de qualquer incidente. O monitoramento do site deve incluir a notificação de uma falha de qualquer natureza. Isso significa receber um alerta sobre um problema em poucos minutos. Uma boa estratégia de monitoramento deve incluir atualizações diárias e relatórios que ajudem a determinar onde ocorreu um problema para impedir que isso aconteça novamente.

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