De acordo com o especialista em segurança e CEO da E-TRUST, Dino Schwingel, o cartão de crédito, ainda que muito eficiente e responsável por 85% das compras online, é também um dos itens mais visados neste tipo de crime. Dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços – ABECS revelam que um entre quatro brasileiros já foi vítima de fraudes com cartões de crédito.
Para inibir ações criminosas foi implantada a tecnologia de chipagem, que garante um pouco mais de segurança aos usuários. A introdução do chip no mercado coibiu significativamente este tipo de fraude, principalmente as clonagens físicas, mas ainda assim é preciso ter cuidado, lembra Dino. ?O cartão de chip é um dos mais seguros que existem no mercado atualmente, mas ele precisa estar sempre no campo de visão do usuário porque pode ser copiado para o uso de transações sem chip. Basta uma foto frente e verso para uma transação fraudada?, alerta o CEO da E-TRUST, empresa que fornece ao mercado soluções que aumentam o nível de segurança de lojas online.
Para não cair em golpes, o consumidor precisa estar atento a alguns cuidados antes de realizar as compras. Dino Schwingel listou abaixo seis dicas que ajudam a evitar golpes e minimizar os riscos de fraudes tanto para o consumidor, quanto para o lojista. Confira:
Dicas para compras em lojas físicas com segurança:
? Solicite para o banco o cartão de chip. Esta é a tecnologia mais segura;
? Durante as transações mantenha o cartão sempre no campo de visão. Dê preferência para que o lojista traga a máquina à mesa ou passe o cartão na sua frente e não leve lugares onde você não possa vê-lo;
? Mantenha sempre o cartão em sua posse. De sempre preferência para situações em que você mesmo insere o cartão na máquina e não entregue a estranhos;
Dicas para compras online com segurança:
? Tenha sempre um antivírus instalado no computador;
? Adquira o seguro oferecido pelo cartão. O custo é baixo e é uma segurança que evita preocupações no uso para compras online com frequência;
? Compre sempre de lojas conhecidas. No caso de dúvidas, use serviços de classificação como o Buscapé, que categorizam as lojas e retiram da listagem quelas que não atingem os requisitos mínimos de qualidade no atendimento ao público, entre eles, indícios de fraude.