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6 dicas para a prevenção de doenças cardíacas

6 dicas para a prevenção de doenças cardíacas

17 milhões de pessoas morrem em todo o mundo devido às doenças do coração. No Dia Mundial do Coração, 29 de setembro, saiba como cuidar melhor da sua saúde

 

Que o coração é fundamental para a vida, todo mundo sabe. O que, no entanto, aparentemente as pessoas não estão sabendo, é como cuidar do órgão que é símbolo universal da saúde. Dados da OMS evidenciam que 17 milhões de pessoas morrem em todo o mundo, devido às doenças do coração.

?O problema é que no mundo inteiro o coração está matando mais do que o câncer”, diz Carlos Magalhães, diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). E, no Brasil, os três maiores problemas cardíacos, infarto, AVC e insuficiência cardíaca causam 350 mil mortes a cada ano. Segundo informações da SBC, quase metade das pessoas que morrem devido a doenças cardiovasculares estão no período mais produtivo da vida ? entre 15 e 69 anos de idade.

“Grande parte das quais poderiam ser evitadas, se os fatores de risco fossem eliminados”. Esses fatores são obesidade, sedentarismo, fumo, colesterol elevado e hipertensão, principalmente. A Organização Mundial da Saúde está tão preocupada com essas mortes evitáveis, que lançou uma campanha cujo objetivo é reduzir em 25% a mortalidade cardíaca até o ano de 2.025. O Brasil é um dos países que está empenhado em atingir o objetivo. A SBC conta com uma cartilha com dicas para prevenção de doenças cardiovasculares. Confira:

1. Tenha uma alimentação saudável. Procure realizar entre 5 e 6 refeições ao dia, com muitos legumes e vegetais, além de alimentos com baixo teor de gorduras saturada e trans. Prefira também alimentos com baixo teor de sal e coma muitas frutas, se possível com bagaço ou a casca. Evite produtos em conserva e enlatados, frios e embutidos, molhos e temperos prontos, alimentos congelados, salgadinhos etc.

2. Não fique parado, movimente-se! Inclua atividades físicas em sua rotina. Vá ao trabalho de bicicleta, se for de ônibus desça dois pontos antes do destino final, prefira as escadas ao invés do elevador, caminhe durante seu horário de almoço. Com 30 minutos de atividade física todos os dias você diminui os riscos de ataques cardíacos e derrames.

3. Livre-se do cigarro! Se você fuma, abandone o vício. Se você não fuma, evite que fumem em sua casa ou no seu ambiente de trabalho. Insista em um ambiente saudável e livre do tabaco. Encoraje familiares e amigos e ajude-os a parar de fumar.

4. Mantenha um peso saudável. A manutenção do peso ideal diminui o risco de doenças cardiovasculares, pois ajuda a manter a pressão arterial, colesterol e glicose em níveis normais. A alimentação saudável e a prática de exercícios físicos ajudam no controle do peso.

5. Conheça seus números! Consulte um profissional da saúde que meça sua pressão arterial, seus níveis de colesterol e glicose, que verifique o valor da sua circunferência abdominal e seu índice de massa corpórea (IMC). Conhecendo seu risco geral, você pode desenvolver um plano específico para melhorar a saúde do seu coração.

6. Limite a ingestão de álcool. Restrinja a quantidade de bebida alcoólica que você consome. O excesso de álcool pode fazer sua pressão, seu peso, seu colesterol e triglicérides aumentarem.

Selfies para uma vida saudável
 
Em comemoração ao Dia Mundial do Coração, a Sociedade Brasileira de Cardiologia encampou a campanha da World Heart Federation, que criou um concurso de selfies nas mídias sociais, para que cada pessoa poste sua fotografia fazendo alguma atividade saudável para o coração. Vale foto de jogo de futebol, de treino na academia e até caminhada com o cachorro. Mais informações sobre a ação aqui.

E a cartilha completa da SBC pode ser baixada aqui.

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