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5 passos para “fazer diferente”

5 passos para “fazer diferente”

“A obrigação de produzir aliena a paixão de criar”, afirma Hilaine Yaccoub. Veja um passo-a-passo sugerido por ela para resgatar a criatividade

Ao longo da minha atuação em empresas sempre encontro profissionais ávidos em se renovar. A Antropologia do Consumo, por tratar de temas mais palpáveis e com maior possibilidade de aplicação no mercado publicitário, aparece como uma grande promessa para tal.

Pois é… creio que não estão errados. A Antropologia, quando levada a sério e estudada de forma profunda e criteriosa, tem, sim, o poder de transformação. Não estou aqui pregando ou defendendo um caminho de iluminação pautada em crenças e sim no poder do conhecimento.

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A busca pelo conhecimento sem atalhos tem essa característica… a epifania de se descobrir, de entender o que está a nossa volta e, minimamente, perceber e compreender as diferenças. Estudar Antropologia é mais sobre o outro e a gente do que simplesmente estudar as diversidades.

Na minha percepção há um componente forte na Antropologia, e não é pelas suas linhas de estudo e sim pela sua prática cotidianamente, por isso pode ser sim uma forma de inovação pessoal no campo social. Inovar não é partir do que já existe e melhorar? Não é valor percebido? Pois então…

E como seria desenvolver virtudes para inovação?

1. Primeiro passo

Seja rebelde e saiba abrir mão das suas certezas

2. Segundo passo

Seja curioso: a curiosidade estimula as pessoas a enxergar o mundo de diferentes perspectivas e a questionar. Combater o conformismo é uma premissa que precisa estar presente em nosso dia a dia.

3. Terceiro passo

Troque informações, seja multidisciplinar, aposte na rede.

Um dos capitais mais importantes que temos é o capital social, portanto, conecte-se virtual ou presencialmente, não importa, veja o outro como um grande meio de conhecimento.

4. Quarto passo

Inovar a obra – ser capaz de reinventar as formas de fazer, de se abrir para o novo. Mude sempre o seu processo – melhore o jeito de fazer as coisas. Precisa haver recorrente mudança, interaja com pessoas com diferentes narrativas e formas de pensar, ousadia é um dos maiores recursos que se pode ter.

5. Quinto passo

Trabalhe com o cliente e não para cliente. Aprenda com a co-criação, escute seu interlocutor, estabeleça uma relação com ele. Assumir nossas limitações não é ruim é salutar.

Este último passo aprendi na prática. Sempre digo para meus clientes: “você entende do seu produto, mas eu entendo de gente, então precisamos unir forças”. E há sempre uma construção conjunta de conhecimento, esse é o futuro, a interdisciplinaridade, a troca, o ganha-ganha e o cede-cede.

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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