Pesquisar
Close this search box.
/
/
5 Dicas para se tornar um empreendedor de sucesso

5 Dicas para se tornar um empreendedor de sucesso

Magnata norte-americano conta quais diretrizes o ajudaram a dar a volta por cima nos negócios

A trajetória de vida de algumas pessoas provam que a maneira com a qual lidamos com mudanças, desafios e perigos dizem muito sobre o destino que estamos traçando ? estejamos ou não conscientes disso.

Leia também:
Projeções para 2016 (Infográfico) 

Filho de imigrantes russos, Michael Bloomberg fez MBA em Harvard nos anos 1960 e trabalhou por décadas no Salomon Brothers, um banco de investimentos de Wall Street. Dono de uma fortuna em torno dos US$ 40 bilhões, foi duas vezes prefeito da cidade de Nova York, em 2002 e 2005. Para Mike, quando o assunto é negócios, ?As bases do comércio não mudam: você precisa ter algo que as pessoas precisam e que não conseguem encontrar em outro lugar. E quanto mais elas procuram outras fontes, mais elas precisam.?

Com base em sua experiência, desde construir uma empresa do zero até comandar a cidade mais populosa dos Estados unidos, o magnata e filantropo divulgou recentemente os cinco mandamentos que o ajudaram a chegar ao sucesso. Confira a seguir e inspire-se!

1. Assuma riscos
A vida é curta demais para passar o tempo evitando fracassos e falhas. Em 1981, aos 39 anos, Mike foi demitido do único emprego que adorava e havia tido até então. Mas ele nunca se permitiu olhar para trás. E logo no dia seguinte assumiu o grande risco de iniciar sua própria companhia, com base numa ideia sem precedentes, que boa parte das pessoas achava que não daria certo: tornar informações financeiras disponíveis para todo mundo, em seus desktops. Isso antes da popularização dos desktops.

Em 2001, quando Bloomberg discutia sua candidatura a prefeito, a maioria das pessoas o aconselharam a não seguir adiante. Elas tinham medo de que ele fracassasse. Mas uma delas lhe disse: ?se você consegue se ver dando um discurso de concessão, então por que não ir em frente??. Esse foi o melhor conselho que ele poderia ter recebido e seguido. Portanto, para ser bem sucedido, você primeiro precisa estar disposto a falhar ? e deve ter coragem para correr atrás dos seus objetivos de qualquer maneira.

2. Faça sua própria sorte
A sorte tem um amplo papel no sucesso, porém quanto mais duro você dá, mais sorte você tem. Seja o que for que você escolha fazer, mesmo que não seja o emprego dos seus sonhos, sempre trabalhe duro. Seja a primeira pessoa a chegar ao trabalho de manhã e a última a sair do escritório à noite. Trabalho duro cria oportunidades que seu currículo não tem condições de acompanhar.

Leia também:
4 Frentes para aumentar o ROI no Brasil 

3. Seja persistente
Persistência realmente compensa.Quando Mike começou sua empresa, ele ia para o centro da cidade e comprava cafés. E ele os levava até o banco Merril Lynch ? seu público-alvo ? e passava o dia andando pelos corredores. Mesmo se as pessoas estivessem imaginando quem ele poderia ser, ainda assim aceitavam o café. E Bloomberg continuou voltando, dia após dia, trabalhando para construir relacionamentos com clientes em potencial. Foi assim que o executivo conheceu o público de seu produto e o que eles de fato poderiam usar. Três anos depois de abrir a Bloomberg LP, o Merrill Lynch comprou 20 terminais de assinatura e se tornou o primeiro cliente da empresa.

4. Jamais pare de aprender
A expressão mais ponderosa é ?por que?. Nada é tão poderoso do que uma mente aberta e questionadora. Seja qual for o ramo que você escolha abrir um negócio, mantenha sempre uma postura de estudante. O mundo é cheio de pessoas que pararam de aprender e que pensam que já sabem tudo que precisam saber. Com certeza você conhece gente assim ? e ainda irá conhecer muito mais. A palavra favorita deles é ?não? e elas darão milhões de motivos por que algo não pode ou não deveria ser feito. Não dê ouvidos nem se permita ser detido ou se torne uma delas. Não se você quer alcançar seu potencial, ou mudar o mundo para melhor.

5. Aprenda a retribuir
Você é responsável por seu sucesso ou fracasso, mas você só consegue chegar lá se dividir a recompensa com os outros. No final do dia, pergunte a si mesmo: ?estou fazendo a diferença na vida de outras pessoas??

A primeira doação que Mike fez foi um cheque de US$ 5 a sua alma mater, John Hopkins, pouco tempo depois de ter se formado na universidade. Apesar de seus cheques serem maiores hoje, eles têm o mesmo espírito. Por eu você não precisa ser rico para retribuir. Para isso, basta você se envolver, doar seu tempo e seus talentos. Em suma, é preciso apenas estar comprometido a abrir portas para os outros.

Leia também:
4 Dicas para fechar lacunas entre On e Off-line 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]