Pesquisar
Close this search box.
/
/
5 dicas para sair do vermelho ? e não voltar mais

5 dicas para sair do vermelho ? e não voltar mais

Dever é um círculo vicioso no qual muitas pessoas entram e não conseguem sair. Saiba como se livrar desse mal
Sempre ouvimos falar que as famílias brasileiras gastam mais do que ganham, acumulam dívidas e o nível de inadimplência só aumenta. Vemos propagandas de crédito sem consulta ao SPC e SERASA, dinheiro rápido e fácil até mesmo para quem tem restrição cadastral.

Mas, será que isso resolve o problema e ajuda a colocar a sua vida financeira em ordem? Veja algumas dicas para sair das dívidas de uma vez por todas.

Faça uma lista das despesas
Esse é momento mais difícil de todos, mas, é o ponto de partida para sair do buraco. Comece listando todas as dívidas e faça separadamente uma planilha com todas as suas despesas fixas, inclua contas como as de água, luz, telefone e internet. Mesmo nesses casos em que a variação é pequena, é possível fazer alguma economia.

Fuja dos juros altos

Agora que você já tem noção do tamanho da dívida, comece por estabelecer prioridades. A primeira delas é fugir dos juros altos. Se você tem vários empréstimos e cartões de crédito, priorize o pagamento daqueles que possuem os maiores juros.

Se possível, pague sempre o total das faturas do cartão, caso contrário, considere fazer um empréstimo com juros menores para quitar as dívidas e deixar tudo concentrado em um lugar só. Geralmente, nesses casos, os empréstimos consignados são a melhor alternativa.

Fuja também do limite do especial. Esse crédito deve somente ser usado em caso de emergências, mas, infelizmente, o que se percebe é que as pessoas entendem que ele faz parte da sua renda e ficam pagando juros atrás de juros a cada vez que o salário cai na conta.

Anote tudo o que gasta

Pode parecer exagero, mas não é. Se o seu objetivo é vencer as dívidas, anotar todo o dinheiro que sai deve fazer parte da sua rotina. Hoje em dia, existem muitas alternativas simples para criar esse hábito. Se você não costuma usar o computador quando chega em casa, certamente tem um smartphone e pode baixar um aplicativo para controle dos gastos. Caso contrário, um bom caderno de notas faz a função.

Você tem mais de um cartão de crédito? Procure unificar as contas em um único cartão. É melhor que você se assuste pelos gastos já no começo do mês e aumente a economia a deixar para descobrir somente com a fatura fechada.

Economize
É possível conseguir resultados impressionantes com pequenas economias. Crie o hábito de deixar a televisão desligada quando estiver no computador, não demore no banho e conserte vazamentos. Encare isso como um desafio e acompanhe mensalmente as pequenas economias nas contas.

Fuja dos parcelamentos

Talvez um dos principais vilões das faturas impagáveis dos cartões sejam os parcelamentos. Eles dão a falsa ideia de que você não gastou tanto assim. Quando você se dá conta, está com várias contas parceladas de valores muito pequenos, mas que, somadas, resultam em uma parcela muito alta.

Para fugir dessa armadilha, toda vez que você quiser comprar alguma coisa mais cara, calcule o parcelamento e deposite mensalmente o valor em uma poupança. Quando tiver o valor total, faça a compra à vista.

*Via GuiaBolso. 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]