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5 dicas para sair do vermelho ? e não voltar mais

5 dicas para sair do vermelho ? e não voltar mais

Dever é um círculo vicioso no qual muitas pessoas entram e não conseguem sair. Saiba como se livrar desse mal
Sempre ouvimos falar que as famílias brasileiras gastam mais do que ganham, acumulam dívidas e o nível de inadimplência só aumenta. Vemos propagandas de crédito sem consulta ao SPC e SERASA, dinheiro rápido e fácil até mesmo para quem tem restrição cadastral.

Mas, será que isso resolve o problema e ajuda a colocar a sua vida financeira em ordem? Veja algumas dicas para sair das dívidas de uma vez por todas.

Faça uma lista das despesas
Esse é momento mais difícil de todos, mas, é o ponto de partida para sair do buraco. Comece listando todas as dívidas e faça separadamente uma planilha com todas as suas despesas fixas, inclua contas como as de água, luz, telefone e internet. Mesmo nesses casos em que a variação é pequena, é possível fazer alguma economia.

Fuja dos juros altos

Agora que você já tem noção do tamanho da dívida, comece por estabelecer prioridades. A primeira delas é fugir dos juros altos. Se você tem vários empréstimos e cartões de crédito, priorize o pagamento daqueles que possuem os maiores juros.

Se possível, pague sempre o total das faturas do cartão, caso contrário, considere fazer um empréstimo com juros menores para quitar as dívidas e deixar tudo concentrado em um lugar só. Geralmente, nesses casos, os empréstimos consignados são a melhor alternativa.

Fuja também do limite do especial. Esse crédito deve somente ser usado em caso de emergências, mas, infelizmente, o que se percebe é que as pessoas entendem que ele faz parte da sua renda e ficam pagando juros atrás de juros a cada vez que o salário cai na conta.

Anote tudo o que gasta

Pode parecer exagero, mas não é. Se o seu objetivo é vencer as dívidas, anotar todo o dinheiro que sai deve fazer parte da sua rotina. Hoje em dia, existem muitas alternativas simples para criar esse hábito. Se você não costuma usar o computador quando chega em casa, certamente tem um smartphone e pode baixar um aplicativo para controle dos gastos. Caso contrário, um bom caderno de notas faz a função.

Você tem mais de um cartão de crédito? Procure unificar as contas em um único cartão. É melhor que você se assuste pelos gastos já no começo do mês e aumente a economia a deixar para descobrir somente com a fatura fechada.

Economize
É possível conseguir resultados impressionantes com pequenas economias. Crie o hábito de deixar a televisão desligada quando estiver no computador, não demore no banho e conserte vazamentos. Encare isso como um desafio e acompanhe mensalmente as pequenas economias nas contas.

Fuja dos parcelamentos

Talvez um dos principais vilões das faturas impagáveis dos cartões sejam os parcelamentos. Eles dão a falsa ideia de que você não gastou tanto assim. Quando você se dá conta, está com várias contas parceladas de valores muito pequenos, mas que, somadas, resultam em uma parcela muito alta.

Para fugir dessa armadilha, toda vez que você quiser comprar alguma coisa mais cara, calcule o parcelamento e deposite mensalmente o valor em uma poupança. Quando tiver o valor total, faça a compra à vista.

*Via GuiaBolso. 

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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