/
/
Conheça quatro tendências para o mundo pós-2030

Conheça quatro tendências para o mundo pós-2030

Há 15 anos, jamais imaginaríamos que teríamos um computador na palma da mão, que revolucionaria as nossas vidas. O que podemos esperar da próxima década?

Se tivéssemos uma máquina do tempo ou uma bola de cristal, com certeza tentaríamos descobrir como será a nossa vida nos próximos anos. As megatrends tentam fazer isso, mas focando em qual vai ser o filão de oportunidades do futuro. Afinal, a pergunta de mais de um bilhão de dólares é saber quais serão as novas tecnologias disruptivas que mudarão totalmente o mundo como nós conhecemos.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Durante debate realizado no Whow!, Roberto Méir, CEO do Grupo Padrão, Fábio Pando, parceiro global de inovação da Berlin School of Creative Leadership e Peter Kronstrøm, head da Copenhagen Institute for Futures Studies Latin America citaram algumas tendências que devem dar a tônica do mundo nos próximos anos. Confira quatro delas:

Energia limpa terá mais espaço

Energias poluentes, como as movidas à combustão ou carvão, serão cada vez mais deixadas de lado. Fontes renováveis, como a eólica, a solar e a hidrelétrica serão mais comuns e poderão representar a maior parte da energia gerada por todo o planeta. Mesmo com personagens como o presidente Donald Trump fazendo força para realizar o contrário. “O setor de energia vai ter uma verdadeira revolução nesses próximos anos”, afirma Kronstrøm.

Era da desmaterialização

É algo que está fazendo muito parte da vida dos millennials. Para que eu vou ter um carro próprio se eu tenho dezenas de aplicativos que me fornecem automóveis para me locomover pela cidade? Esse pensamento será cada vez mais comum, tendo impacto até em outros setores. A Electrolux, por exemplo, já anunciou que está estudando a criação de um “Uber das lavadoras de roupa”. A economia do compartilhamento será a tônica da próxima década. “O sentimento de posse está ficando para trás”, diz Pando.

Revolução na saúde

De acordo com Kronstrøm, há futuristas que acreditam que já existem imortais entre nós. Isso porque, quando as crianças de hoje envelhecerem, a medicina estará tão avançada que permitirá a vida eterna. O dinamarquês acredita que teremos uma vida muito mais longeva nas próximas décadas, mas longe de ser eterna. “Quem tiver dinheiro e acesso aos sistemas de saúde mais avançados, com certeza passará dos 100 anos”, diz ele.

Jovens terão mais atenção – e esqueçam a aposentadoria

O governo brasileiro gasta 40% de todo o seu orçamento com aposentadorias. Isso já é algo insustentável agora e ficará muito mais no longo prazo, de acordo com Roberto Meir. Para ele, as pessoas precisarão ser produtivas, independentemente da idade, mas os jovens terão mais assistência, ao contrário de hoje. “Gastamos uma fortuna com a previdência e não investimos nos jovens, que são os que custeiam toda essa aposentadoria”, diz ele.

A primeira edição do Whow! Festival de Inovação, organizado pelo Grupo Padrão, que publica Consumidor Moderno, acontece em mais de 70 lugares de São Paulo

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]