Pesquisar
Close this search box.
/
/
4 maneiras de controlar a fome

4 maneiras de controlar a fome

Se o seu estômago parece estar sempre vazio fique atento, há alguns hábitos de vida que te levam a ter mais fome

Alimentação é importante, claro. Comer é um verdadeiro prazer, inclusive. Basicamente, nos alimentamos para ingerir os nutrientes necessários para o nosso dia a dia. E quem lembra que está na hora de ingerir esses ingredientes que irão nutrir nosso corpo com vitaminas e mineiras para garantir a energia ao longo do dia é a fome, sinal de alerta do organismo, avisando que algo está em falta.

No entanto, às vezes, parece que a tal da fome não nos deixa em paz. Será que é mesmo possível que sempre haja algo em falta no organismo?

“Estar com fome a toda hora não é normal. Se for uma criança, adolescente ou grávida, a necessidade nutricional será diferente. Mas em um adulto saudável, emendar refeições é sinal de que algo na saúde não está bem”, explica André Veinert, nutrólogo da Clínica Healthme Gerenciamento de Perda de Peso.

Como uma alimentação equilibrada é fundamental para a saúde, observar essa fome constante é fundamental. “Se o paciente come além do que deveria, ele terá excesso de peso e risco de desenvolver doenças crônicas, como o diabetes e problemas no coração”, alerta Veinert.

A seguir, o nutrólogo separou quatro atitudes simples que você deve prestar atenção e se necessário, mudá-las, para controlar o apetite. Confira!

1. Invista na qualidade do sono

A qualidade do sono é um ponto fundamental para controlar o peso. A leptina e a grelina, hormônios que têm relação com o apetite, estão diretamente ligados a uma noite bem dormida. “A leptina é liberada principalmente durante as primeiras horas da manhã. Ela está ligada ao gasto energético, controle da glicose e funções do pâncreas. Baixos níveis desse hormônio no organismo reduzem a ingestão alimentar, enquanto altos índices aumentam a vontade de comer”, explica Veinert. Já a grelina é a responsável por aquele estímulo inicial, ou seja, a necessidade e vontade de ingerir algo. Para controlar os hormônios o ideal é dormir de sete a oito horas por noite.

2. Pare para comer

Mesmo se for apenas um lanche entre as refeições, pare o que você está fazendo e se concentre apenas na alimentação. Em 2015, um estudo da Universidade de Surrey, no Reino Unido, alertou que quando você come fazendo outra atividade, como por exemplo dirigindo ou atendendo ao telefone, o seu cérebro não é totalmente capaz de registrar a quantidade de alimento que você consumiu. O resultado: você não se sentirá saciado por completo e vai sentir fome logo. Já quando o seu cérebro registra todas as calorias consumidas, ele vai te ajudar a fazer suas refeições mais conscientes. Sendo assim, sente-se, pare o que está fazendo e preste atenção apenas no seu prato.

3. Coma a cada 3 a 4 horas

“Esse é um dos hábitos mais importantes a se adotar”, pontua o nutrólogo. “Quando você faz refeições pequenas e frequentes os níveis de insulina melhoram, bem como o controle da fome e do apetite”, diz. Mas cuidado, são lanches pequenos em intervalos de três a quatro horas. Caso haja exagero você vai sentir o peso na balança.

4. Reduza os alimentos processados

Além de ter uma pequena quantidade de fibra, diminuindo o tempo que fica no estômago, à comida industrializada é fonte de açúcar e outros componentes desnecessários para mantermos a saúde em dia. Uma pesquisa americana do The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism aponta que o consumo de xarope de milho, utilizado como adoçante nesse tipo de alimento, diminui os níveis de insulina e leptina, além de aumentar as concentrações de grelina, aquele hormônio responsável por estimular a fome. “Para ter uma vida saudável e não ficar com o estômago roncando durma bem, coma a cada três horas e escolha alimentos saudáveis”, finaliza o nutrólogo.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]