Pesquisar
Close this search box.
/
/
3 soluções para o descarte da bituca de cigarro

3 soluções para o descarte da bituca de cigarro

São milhares as pessoas que ainda jogam suas bitucas de cigarro nas ruas, situação que consegue piorar quando se chega às rodovias

Com em estações mais quentes, como o verão, algumas regiões ficam extremamente secas, basta uma pequena bituca para originar uma grande queimada à beira da estrada. Sem contar que a fumaça provocada por esses incêndios invadem as estradas e podem causar graves acidentes.

Esse lixo aparentemente inofensivo, leva cerca de cinco anos para se decompor, além de ser uma substância altamente tóxica, que polui o meio ambiente e prejudica centenas de espécies marinhas. Outro grave problema causado pela bituca é que, por ser tóxica, ela também afeta os solos, com os produtos químicos do cigarro indo diretamente para o lençol freático e poluindo os rios.

Em São Paulo, por exemplo, a lei antifumo acabou agravando ainda mais a situação, já que as pessoas não podem mais fumar em ambientes fechados ? como os restaurantes, que ofereciam cinzeiros ? e passaram a fumar do lado de fora, no meio das ruas. O problema é que os fumantes acabam não entrando para colocar suas bitucas no lixo, descartando-as diretamente no chão. Eventualmente a água da chuva carrega essas bitucas altamente tóxicas para o esgoto, deixando rastros por onde passam.

Para se ter uma ideia do caminho da destruição, de acordo com um estudo feito em São Paulo pelo biólogo Aristides Rocha e pelo advogado e jornalista Mário Albanese, apenas duas bitucas de cigarro poluem tanto quanto um litro de esgoto.

É um ciclo de prejuízos e acidentes completamente evitáveis.

Hoje em dia já existem várias empresas que real e verdadeiramente se preocupam com o meio ambiente. Com o crescimento da poluição gerada em espaços públicos, como praças e praias, várias soluções foram criadas. Confira algumas soluções para o descarte adequado desse detrito.

Bituca Verde
Essa empresa desenvolveu um modelo de negócio altamente rentável no que todos viam como um grande problema. Por causa da lei antifumo agora adotada em várias cidades do país, a Bituca Verde saiu na frente, produzindo cinzeiros externos que podem ser vendidos ou até alugados pelos estabelecimentos. Pensando nisso, também foi criado um novo projeto: o Bitueco, voltado para a reciclagem das bitucas de cigarro.

A Bituca Verde espalhou vários pontos de coleta de bituca pelas cidades do Brasil, colocando recipientes apropriados para receber esse tipo de lixo e não prejudicar o meio ambiente. Esses resíduos são levados para um ponto de armazenamento ou de entrega e, a partir daí, transportados para uma usina autorizada pelo órgão ambiental responsável. Por fim, as bitucas se transformam em carvão vegetal para serem utilizados em diversas indústrias.

Rede Papel Bituca
A rede é formada por diversas empresas e ONGs, tendo como principal objetivo conscientizar as pessoas sobre o adequado descarte das bitucas de cigarro. Por meio desse projeto, as guimbas são coletadas em diversos pontos da cidade e encaminhadas para a reciclagem. Aí os resíduos são transformados em papel, prontinho para o uso com a ajuda da Seed Paper. Vale destacar que esse papel é utilizado, principalmente, na fabricação de objetos ecológicos.

Green-Butts
A empresa criou filtros de cigarro com materiais naturais ? como o algodão, o linho e o cânhamo ?, cortando totalmente o uso de produtos químicos. Assim, o que antes levava cerca de cinco anos para se decompor, acabou se transformando em lixo biodegradável, reduzindo consideravelmente a poluição e tornando consciente o descarte de bituca de cigarro.

Fonte: Catraca Livre.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]