Com em estações mais quentes, como o verão, algumas regiões ficam extremamente secas, basta uma pequena bituca para originar uma grande queimada à beira da estrada. Sem contar que a fumaça provocada por esses incêndios invadem as estradas e podem causar graves acidentes.
Esse lixo aparentemente inofensivo, leva cerca de cinco anos para se decompor, além de ser uma substância altamente tóxica, que polui o meio ambiente e prejudica centenas de espécies marinhas. Outro grave problema causado pela bituca é que, por ser tóxica, ela também afeta os solos, com os produtos químicos do cigarro indo diretamente para o lençol freático e poluindo os rios.
Em São Paulo, por exemplo, a lei antifumo acabou agravando ainda mais a situação, já que as pessoas não podem mais fumar em ambientes fechados ? como os restaurantes, que ofereciam cinzeiros ? e passaram a fumar do lado de fora, no meio das ruas. O problema é que os fumantes acabam não entrando para colocar suas bitucas no lixo, descartando-as diretamente no chão. Eventualmente a água da chuva carrega essas bitucas altamente tóxicas para o esgoto, deixando rastros por onde passam.
Para se ter uma ideia do caminho da destruição, de acordo com um estudo feito em São Paulo pelo biólogo Aristides Rocha e pelo advogado e jornalista Mário Albanese, apenas duas bitucas de cigarro poluem tanto quanto um litro de esgoto.
É um ciclo de prejuízos e acidentes completamente evitáveis.
Hoje em dia já existem várias empresas que real e verdadeiramente se preocupam com o meio ambiente. Com o crescimento da poluição gerada em espaços públicos, como praças e praias, várias soluções foram criadas. Confira algumas soluções para o descarte adequado desse detrito.
Bituca Verde
Essa empresa desenvolveu um modelo de negócio altamente rentável no que todos viam como um grande problema. Por causa da lei antifumo agora adotada em várias cidades do país, a Bituca Verde saiu na frente, produzindo cinzeiros externos que podem ser vendidos ou até alugados pelos estabelecimentos. Pensando nisso, também foi criado um novo projeto: o Bitueco, voltado para a reciclagem das bitucas de cigarro.
A Bituca Verde espalhou vários pontos de coleta de bituca pelas cidades do Brasil, colocando recipientes apropriados para receber esse tipo de lixo e não prejudicar o meio ambiente. Esses resíduos são levados para um ponto de armazenamento ou de entrega e, a partir daí, transportados para uma usina autorizada pelo órgão ambiental responsável. Por fim, as bitucas se transformam em carvão vegetal para serem utilizados em diversas indústrias.
Rede Papel Bituca
A rede é formada por diversas empresas e ONGs, tendo como principal objetivo conscientizar as pessoas sobre o adequado descarte das bitucas de cigarro. Por meio desse projeto, as guimbas são coletadas em diversos pontos da cidade e encaminhadas para a reciclagem. Aí os resíduos são transformados em papel, prontinho para o uso com a ajuda da Seed Paper. Vale destacar que esse papel é utilizado, principalmente, na fabricação de objetos ecológicos.
Green-Butts
A empresa criou filtros de cigarro com materiais naturais ? como o algodão, o linho e o cânhamo ?, cortando totalmente o uso de produtos químicos. Assim, o que antes levava cerca de cinco anos para se decompor, acabou se transformando em lixo biodegradável, reduzindo consideravelmente a poluição e tornando consciente o descarte de bituca de cigarro.
Fonte: Catraca Livre.