No primeiro semestre, 2,5 milhões de lares passaram a usar cartão de crédito, segundo pesquisa da Nielsen divulgada hoje (16). Também cresceu o uso de cartões de débito: 3 milhões de lares passaram a usar essa forma de pagamento.
Segundo O especialista em estudo sobre consumidores da Nielsen, Jefferson Silva, o maior uso do dinheiro de plástico deve-se a maior praticidade oferecida pelas operadoras de cartão.
O uso de cartões de débito e crédito já representam 23,7% do valor total gasto com compras de alimentos, bebidas, produtos de limpeza e higiene em todo o Brasil.
Leia também
Mastercard lança solução que dispensa cartão
E se tem um setor que tem se beneficiado desses números é o atacarejo, ou cash & carry. O estudo aponta que o setor é o único que cresce em volume de vendas e o cartão de crédito tem sido um aliado porque o consumidor, cada vez mais, substitui as vendas pontuais pelas vendas grandes, do mês, para planejar mais e buscar mais ofertas.
?Para compras planejadas e maiores, o uso de cartão de crédito tem ajudado no parcelamento e possibilita o acesso a vários itens de consumo, fazendo com que as famílias não deixem de lado os hábitos conquistados nos últimos anos?, afirmou Silva, em nota.
?Dessa forma, os gastos com pequenas compras pontuais tiveram queda e as compras do mês com gastos maiores se elevam, destacando a relevância do canal Cash & Carry, que cresce atualmente em volume de vendas de 7,8% ao ano?, explicou.
Ao todo, 55,6 milhões de lares utilizam cartões de débito e 66,3 milhões usam o cartão de crédito.
Leia também
Minimercados e atacarejo se fortalecem