Em um movimento estratégico para fortalecer sua presença no Brasil, a Nestlé anunciou que seus investimentos no país ultrapassarão a marca de R$ 6 bilhões até o final de 2025. Os recursos tem como objetivo investir no crescimento nos negócios, incorporando novas tecnologias na indústria, expandir as unidades fabris, transformar o portfólio de produtos e avançar na agenda de sustentabilidade da empresa.
Um dos destaques desses investimentos é a construção da nova unidade de produção da Nestlé Purina, que será lançada no sul do país. O Brasil, atualmente, ocupa uma posição de destaque no cenário global da Nestlé, sendo considerado o terceiro maior mercado da empresa em todo o mundo.
“Somos o terceiro maior mercado da Nestlé no mundo e o crescimento ainda mais acelerado dos nossos negócios passa por um investimento robusto em diferentes frentes: de expansão e novas tecnologias nas fábricas e nas cadeias de fornecimento, às novas práticas em agricultura regenerativa e portfólio cada vez mais amplo e diversificado, sempre com foco em soluções que levem saúde, nutrição e bem-estar da pré-concepção ao envelhecimento saudável”, diz Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil.
Os investimentos também estão sendo intensificados na área de Chocolates e Biscoitos, com a implantação de linhas de produção, tecnologias e novos produtos. A unidade de Caçapava (SP), que já ostenta o título de maior produtora de chocolate da América Latina, se prepara para inaugurar uma nova linha de produção dedicada ao KitKat até ano que vem. Mas não para por aí. Até 2028, a Nestlé pretende ampliar ainda mais seu parque industrial em Caçapava, adicionando seis linhas exclusivas, consolidando a unidade um centro estratégico de produção para a marca KitKat.
No ano passado, a fábrica de Caçapava inaugurou uma linha exclusiva com foco em customização, permitindo a produção de chocolates personalizados. Essa linha abastece as lojas KitKat Chocolatory, um modelo inovador de lojas próprias que oferece aos consumidores a oportunidade de criar seus próprios sabores e formatos de KitKat.
Impulsionando o café brasileiro
O café é uma paixão nacional do brasileiro, e a Nestlé Brasil tem atuado na transformação e elevação dessa experiência. Desde sua inserção no mercado cafeeiro, a empresa tem trilhado uma jornada de inovação, premiumização e impulsionando o negócio de café no país. O Brasil é o maior produtor de café do mundo, e a Nestlé se consolidou como a maior compradora de café brasileiro. Desde 2019, a empresa atingiu um marco importante, comprometendo-se a adquirir 100% de café com certificação de origem sustentável.
A sustentabilidade é um ponto focal dos cafés: 100% da matéria-prima é rastreável, 100% da energia utilizada na produção é renovável, a companhia apoia a reciclagem de cápsulas no país e investe em agricultura regenerativa na cadeia fornecedora.
Elevar os negócios a novos patamares
Já no mercado de petcare, a construção da segunda fábrica de Purina no país, em Vargeão (SC), elevará o negócio de petfood a novos patamares de negócios. A marca, que vem ampliando sua produção em Ribeirão Preto (SP) ano a ano para atender demandas interna e externa, anunciou em 2022 a construção da nova unidade fabril. A nova fábrica nascerá sob o conceito de indústria 4.0 e atenderá à crescente demanda por alimentos úmidos para cães e gatos no mercado interno e externo, consolidando o Brasil como importante plataforma de exportação para outros países da América Latina, EUA e Europa.
Transformação digital e indústria 4.0
Entre os projetos prioritários estão os aportes em transformação digital e indústria 4.0, com robôs e tecnologias que trazem maior eficiência e produtividade, além de adequações de infraestrutura para novas tecnologias. “Para 2024, seguimos com investimentos em produtividade, inovação e sustentabilidade das operações, com projetos estratégicos de novas tecnologias e linhas de produção de forma a contribuir com o resultado dos negócios. Teremos mais um pico de investimentos, acelerando uma agenda de ESG, inovação e transformação digital que sustentam o crescimento contínuo da operação brasileira da Nestlé”, sinalizou Melchior.