Você já ficou na dúvida entre comprar uma alface orgânica, hidropônica ou convencional? Talvez tenha comprado o hidropônico por considerá-lo melhor que o convencional e por apresentar um preço abaixo do valor do orgânico. Mas alguma vez pensou sobre como esse alimento é produzido? Na água, sim. Mas por ser produzido em estufa e na água, o hidropônico está livre dos agrotóxicos, certo? Errado!
Esse alimento não possui nenhum sistema de certificação que garanta a ausência de agrotóxicos e a pesquisadora da Universidade Federal do Paraná, Sônia Stertz, doutora em Tecnologia de Alimentos, explica que, tanto no cultivo convencional como no hidropônico, é permitido o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos altamente solúveis. ?Isso que pode alterar a composição e qualidade dos alimentos, além de favorecer a contaminação ambiental, do produtor e do consumidor?, esclarece.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) concluiu que o teor de nitrato nas folhas de alface é maior no cultivo hidropônico que no convencional. Isso se da devido ao uso de fertilizantes com baixo teor de nitrogênio, como esterco bovino e vermicomposto. O estudo mostrou, ainda, que alfaces cultivadas em sistema hidropônico apresentam um teor de nitrato extremamente elevado: 70% das amostras tinham entre 6.000 a 12.000 mg/kg e apenas 3% das amostras tinham teor inferior a 3.000 mg/kg.
Agrotóxico: o veneno mais consumido no Brasil Destaque
Nesse cultivo, o fertilizante nitrogenado é fornecido nas formas nítrica e amoniacal, facilmente absorvidos pela raiz em quantidades muito acima da capacidade da planta assimilar, o que gera acúmulo excedente no tecido vegetal. No organismo humano, o nitrato ingerido passa para a corrente sanguínea podendo reduzir-se a nitritos, que são ainda mais venenosos. Quando combinados com aminas, formam as nitrosaminas, substâncias cancerígenas. O monitoramento dessas substâncias é essencial para garantir a qualidade dos alimentos.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o índice de máxima ingestão diária admissível (IDA) de nitrato é de 5 mg/kg de peso vivo e, 0,2 mg/kg, para o nitrato. A ingestão admissível para uma pessoa de 70 kg seria de 350 mg de nitrato por dia. Considere, então, que quatro cabeças de alface pesam aproximadamente 1 kg e têm em média 160 folhas. Concluí-se que uma pessoa de 70 kg comendo entre quatro e nove folhas de alface hidropônica por dia, já estará atingindo a dose diária máxima de nitrato permitida.
No caso de crianças, a quantidade de folhas ingeridas é proporcionalmente menor. Esta mesma pessoa poderia comer em média mais de 50 folhas de alface produzida no sistema orgânico, para atingir o mesmo nível de nitrato. Sendo assim, o consumo de alface cultivada no sistema hidropônico deve ser cauteloso, pois pode trazer riscos à saúde humana.
Com informações dos portais Nutrício, Amaranthus ? Esalq e Revista Corpore.
Phoenix Coyotes Shane Doan (19) scores on goalie Devan Dubnyk (40) during second period NHL action on December 3, 2013, in Edmonton.mcm bookbag
It strikes me that logitech’s mouse weights are more adaptable.mcm backpacks
There is circle time, reading programs, workshops (baby massage, infant first aid, etc.prada bags
He’s about to boost his bottom to the same size as the curvaceous beauty.escarpin louboutin pas cher
Last year Spieth led by two strokes with 11 holes to play on Sunday at Augusta, but mid round bogeys opened the door to eventual winner Bubba Watson.cheap ray bans sunglasses
mulberry handbags sale