Uma boa olhada no App Store, da Apple, e o Google Play, do Google, mostra que os aplicativos mais baixados são (e o serão por muito tempo) o Facebook e o WhatsApp, não necessariamente nessa ordem. Mas você sabe dizer qual foi o aplicativo que mais gerou receita em 2.016 no Brasil?
A AppAnnie, consultoria especializada em aplicativos, produziu um levantamento sobre o assunto. O estudo não mede receita publicitária, mas se refere à venda de donwloads, de assinaturas ou de itens in-app por meio do billing das lojas de aplicativos.
Os dois primeiros lugares são até óbvios: Spotify (em primeiro) e Netflix (segundo). No entanto, as surpresas começam a partir da terceira posição com a Playkids, um aplicativo feito no Brasil e que oferece conteúdo infantis.
Na quarta posição aparece o Tinder, que apesar de ser gratuito, é possível adquirir uma versão premium do aplicativo. Outra surpresa é a presença do Whitebook, um aplicativo voltado para médicos e que funciona como um guia para as prescrições.
Aplicativos que mais produziram receita no Brasil em 2016*
1 – Spotify
2 – Netflix
3 – PlayKids
4 – Tinder
5 – Deezer
6 – Sing! Karaoke
7 – happn
8 – Badoo
9 – Whitebook
10 – Facetune
*Combina App Store e Google Play e não inclui games
Fonte: AppAnnie