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A estratégia da Youcom para se manter conectada ao público jovem

A estratégia da Youcom para se manter conectada ao público jovem

“Estamos continuamente investindo em uma série de serviços e tecnologias para oferecer uma jornada de compra cada vez melhor” diz diretor da marca

Não há como pensar em experiência do cliente se não pensar em inovação tecnológica. Especialmente em setores altamente competitivos, como o varejo de moda jovem, as empresas estão buscando maneiras de se destacar e atender às expectativas crescentes dos consumidores, que estão cada vez mais conectados e exigentes. A Youcom, marca de lifestyle da Lojas Renner, acredita que inovação é um pilar relevante na estratégia do negócio.

Um exemplo dessa estratégia para se manter conectada com seu público é a omnicanalidade. A varejista ampliou os canais de venda e aprimorou os serviços de entrega para reforçar o relacionamento com os clientes por meio da integração total entre os ambientes offline e online. No total, a marca disponibiliza pelo menos sete canais de vendas e relacionamento, incluindo app, site, WhatsApp, lojas físicas, marketplace, programa de social selling Por Você e serviço de envio de mala com curadoria de looks de acordo com o perfil do cliente, o Youcom na sua casa.

Claudio Barone, diretor de negócio da marca, explica que os investimentos em tecnologias são constantes, em parte para se manter atualizado com um público jovem. “Em função do perfil dos nossos clientes, que sã o majoritariamente da geração Z – ou seja, um público muito conectado –, estamos continuamente investindo em uma série de serviços e tecnologias para oferecer uma jornada de compra cada vez melhor e alinhada às suas expectativas, especialmente em termos de autonomia e agilidade”.

Leia mais: Spoleto investirá mais de R$ 10 milhões na transformação digital da marca

A geração Z tem alto poder de consumo, mas ao mesmo tempo, leva em consideração autenticidade e o propósito das marcas e são engajados com as causas ambientais. Querem saber de quem estão consumindo. Uma pesquisa da YouGov Profiles revelou que 47% da Geração Z no país deixaria de comprar produtos de uma empresa com a qual discordam, o que mostra o quanto essa geração é pragmática na hora consumir um produto.

“Para estarmos conectados com as suas realidades e oferecermos produtos e serviços cada vez mais alinhados com suas expectativas, pesquisamos muito o que está acontecendo no mundo dos jovens, dentro e fora do Brasil. Somos heavy users das redes sociais e traduzimos as tendências que fazem sentido para nosso público” revela Claudio Barone. “O jovem busca propósito e uma forma de expressão e a moda acaba ocupando este espaço. Assim, queremos que a nossa marca seja um reflexo do que ele está vivendo e desejando e criamos roupas para a vida real, acompanhando-o em todos os momentos” destaca.

Há muito tempo, o cliente deixou de ser apenas só um comprador, passou também a ser um parceiro, fã da marca, alguém que não busca apenas produtos ou serviços, mas sim uma experiência completa positiva.

“Investimos em iniciativas que tornam a experiência do cliente muito mais conveniente, prática e fluida, gerando encantamento em todos os pontos de contato. Neste contexto, percebemos que os canais digitais têm exercido cada vez mais impacto na jornada do consumidor. Estamos atentos a isso e trabalhamos constantemente para ampliar as opções de relacionamento com a marca, aprimorar o processo de entrega das mercadorias e, consequentemente, fortalecer ainda mais a cumplicidade com os clientes” enfatiza.

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Resiliência no varejo

O setor varejista enfrenta desafios constantes, desde incertezas econômicas até mudanças nas tendências dos consumidores e concorrência acirrada. Para prosperar nesse ambiente dinâmico, a resiliência se tornou uma qualidade essencial para as empresas do varejo e a Youcom vem acompanhando a evolução do setor.

Ao longo de 10 anos, a varejista multiplicou em 4,5 o números de lojas, enquanto o faturamento cresceu 20 vezes de 2014 a 2022. A rede fechou o ano passado com vendas líquidas recordes de R$ 406 milhões ante o R$ 10,1 milhões apurados em 2013, em valores nominais. Já o número de unidades em operação subiu de 15 em dezembro de 2013 para 115 no encerramento do primeiro semestre deste ano.

“Esta evolução consistente deve-se ao sólido posicionamento construído pela Youcom nesta primeira década de atuação. Hoje, somos referência no Brasil em moda e lifestyle jovem, no desenvolvimento de produtos social e ambientalmente responsáveis e no uso de dados e tecnologia para oferecer uma jornada de compras omnicanal completa e encantadora para fidelizar cada vez mais os nossos consumidores”, diz o diretor da marca.

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Expansão

No ano passado, a rede investiu R$ 14 milhões para a abertura de 11 unidades, expandindo sua presença principalmente na região Nordeste, nos estados do Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe, o plano da Youcom para este ano e abrir novos 15 pontos de venda, com foco em novos mercados como Paraíba, Piauí e Acre.

Para os próximos cinco anos, a marca vê potencial para até dobrar o número de lojas e triplicar o patamar atual de faturamento. Além da evolução do modelo e da produtividade do negócio, a avaliação leva em conta projeções como a apresentada na edição do ano passado do Interactive Retail Show, em São Paulo, de que daqui a sete anos metade da população brasileira fará parte das gerações Z e Alpha, que nasceram a partir de 1997 e de 2010, respectivamente, e formam a maior parte do público-alvo da Youcom.



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