As vendas do Carrefour no Brasil apresentaram crescimento de 12% no terceiro trimestre – percentual maior que os 10% apresentados no trimestre anterior, segundo relatório da empresa. O índice do trimestre está próximo ao crescimento de 18,5% registrado na América Latina.
Considerando as vendas das mesmas lojas, o crescimento foi de 7,7%, uma aceleração frente ao aumento de 7,2% no segundo trimestre.
Os novos modelos lançados no País, de atacado e express, influenciaram o desempenho no Brasil, pois aumentou o público-alvo da varejista.
Quem elevou o índice latino também foi a Argentina, com crescimento de 34,6% nas vendas. O mercado internacional da varejista, sem contar a França, registrou alta de 5% no período.
Apesar do desempenho latino e do brasileiro, em especial, a operação mundial do Carrefour desacelerou no terceiro trimestre. O aumento nas vendas foi de 2,8%, frente a uma alta de 4,9% no trimestre anterior.
Em valores, a rede faturou 21,1 bilhões de euros no trimestre. No acumulado do ano, foram 61,4 bilhões de euros – uma alta de 3,8% frente aos nove primeiros meses de 2013.
Na França, o principal mercado da empresa, o desempenho ficou praticamente estável, com crescimento de apenas 0,2%, influenciado pelo crescimento de postos e outros formatos, que elevaram as vendas em 5,1% no período.
Já as vendas dos supermercados e hipermercados no país europeu apresentaram queda de 1,1% e 0,2%, respectivamente.
Segundo a empresa, o calor atípico na Europa afetou algumas categorias de produtos na Europa. Para este ano ainda, a companhia tem como prioridades melhorar a oferta, o preço e a experiência de compra; acelerar as ações multicanal; melhorar a atratividade do e-commerce; acelerar a remodelagem das lojas e manter a disciplina financeira.
Leia mais
Carrefour inaugura atacarejo de conveniência