Contrariando as projeções pessimistas de 2014 para o setor de consumo de maneira geral, o setor de shopping center apresentou crescimento de 10,1% no ano passado, na comparação com 2013. Ao todo, o setor encerrou o ano com faturamento de R$ 142,27 bilhões.
O balanço, divulgado hoje (27), pela Associação Brasileira de Shopping Centers, realizado pela GEU – Grupo de Estudos Urbanos, mostra que ano fechou com 24 novos centros de compras, totalizando 520 empreendimentos no País.
O desempenho do setor em 2014 deve-se à resiliência desse mercado, segundo Glauco Humai, presidente da Associação. “2014 foi um ano complexo, com menos dias úteis, com Copa, cuja expectativa não se confirmou, cenário inflacionário, desconfiança do consumidor. Ainda assim, o setor foi resiliente a estas mudanças”, disse, durante a apresentação dos resultados.
Como sempre, a região Sudeste foi a que ganhou o maior número de inaugurações – foram 12 novos empreendimentos. Ao todo, a região tem 286 empreendimentos, seguida pela região Sul, com 89 shoppings, Nordeste, com 74 malls, Centro Oeste, com 47 empreendimentos e Norte, com 24 empreendimentos.
E seguindo a tendência de interiorização, dos 24 novos shoppings, apenas seis foram abertos em capitais. Neste novo cenário, não deve demorar para que o País veja mais empreendimentos fora das grandes cidades.
Hoje, 49% dos empreendimentos estão concentrados em capitais e outros 51% em outras cidades. Por porte de região, 41% dos shoppings do País ficam em cidades com até 500 mil habitantes. Há ainda outros 14% ficam em cidades com número de habaitantes que varia de 500 mil a 1 milhão.
Leia mais
Franchising desacelera e cresce 7,7% em 2014