O setor de franquias apresentou crescimento nominal de 7,7% no ano passado, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising, divulgados hoje (27). Ao todo, o setor apresentou faturamento de R$ 127 bilhões.
Em número de marcas, o crescimento foi de 8,8% frente a 2013 – foram 2.942 redes, na comparação com 2.703 marcas existentes em 2013. Em unidades, 2014 fechou com 125.378 operações, 9,6% a mais do que no ano anterior.
Considerando o cenário de incertezas de 2014, o resultado do setor foi positivo. ?As franquias são exemplo da vocação empreendedora brasileira e sua expansão para todo o território nacional confirma que as redes estão investindo cada vez mais para levar marcas, produtos e serviços para todo o público consumidor, ao mesmo tempo em que geram emprego e distribuem renda?, ressaltou por meio de nota a presidente da ABF, Cristina Franco.
Considerando apenas o último trimestre do ano passado, o setor avançou de 12,8%, em relação ao trimestre anterior, passando de R$ 32,2 bilhões para R$ 36,4 bilhões. Frente ao mesmo período de 2013, o crescimento no último trimestre do ano passado foi de 4,9%.
Para 2015, o crescimento ficará entre 7,5% e 9%. Já o número de marcas deve ser 8% maior neste ano e o de novas unidades deve ficar entre 9% e 10%.
?Nosso objetivo é continuar municiando o mercado com dados fidedignos para que todos os seus atores tenham subsídios para a tomada de decisão ao longo dos próximos 12 meses?, afirmou Cristina Franco. ?Os números da indústria do franchising confirmam que somos um setor amadurecido que está fazendo a sua parte nos esforços da sociedade para o desenvolvimento da Nação?, completou.
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