/
/
Enquanto isso, vamos ao cinema

Enquanto isso, vamos ao cinema

Bilheterias crescem 12% no Brasil. Aparentemente, quando têm menos dinheiro, as pessoas vão mais ao cinema.

Na contramão de quase tudo na economia brasileira, há uma coisa que segue crescendo: a bilheteria dos cinemas. E a velocidade com que cresce é surpreendente. Segundo dados da Agência Nacional de Cinema (Ancine), 101,4 milhões de tíquetes foram vendidos no país no primeiro semestre de 2016. É 12,1% mais que nos mesmos meses em 2015, quando 90,5 milhões de pessoas foram ao cinema.

Além disso, 2015 já havia sido um ano surpreendente, com crescimento também de 11% sobre 2014. No total. 172,9 milhões de espectadores circularam pelas salas de exibição brasileiras no ano passado.

Para Marcelo Lima, diretor da feira de cinema Expocine, é surpreendente que as bilheterias tenham arrecadado tanto em um momento que a economia brasileira se retrai, o desemprego avança e a renda das pessoas está apertada. Mas, para ele, estas são justamente algumas das possíveis explicações para o crescimento.

“A própria recessão pode ter ajudado a alimentar estes números”, disse ele, em artigo escrito para a Expocine junto à diretora do Espaço Itaú de Cinemas, Bia Schmidt. “Com o encolhimento do crédito e as incertezas geradas pelo alto índice de desemprego, o brasileiro está sendo obrigado a adiar os grandes investimentos e se divertir com opções de lazer mais baratas.”

Lima ressalta ainda que a bilheteria vem crescendo à revelia da ampliação de salas de cinema no país, estas sim paralisadas em sincronia com o compasso da economia. “A construção de novas salas no Brasil está diretamente atrelada aos shopping centers, segmento que se viu obrigado a diminuir o ritmo de novos empreendimentos devido à perda de poder de consumo do brasileiro”, acrescentaram Lima e Bia em seu artigo.

Ao fim de 2015, segundo a Ancine, havia 3.005 salas de exibição no país. Até junho, ganhamos apenas 12 novos espaços, 0,5% mais.

Bilheterias recordes
Foi também em 2015 e 2016 que foram lançados alguns títulos que vieram a ser as maiores bilheterias na história do Brasil. “Os Dez Mandamentos – O Filme” (11,2 mil expectadores, de 2016), “Vingadores: Era de Ultron” (10,2 mil espectadores, 2015), “Velozes e Furiosos 7” (9,9 mil, 2015) e “Capitão América: Guerra Civil” (9,6 mil, 2016) entraram para a lista dos 11 filmes mais assistidos na história do Brasil, segundo a Ancine.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]