Uma pesquisa realizada pela GfK sobre valores ambientais apontou que isso tornou-se algo realmente importante para o consumidor.
Com 28 mil com consumidores maiores de 15 anos em 23 países, os entrevistados responderam com que intensidade concordam com afirmações específicas sobre responsabilidade ambiental de marcas, empresas e indivíduos.
Os entrevistados também responderam o quanto se sentem culpados ao eventualmente agir em desacordo com o conceito ecologicamente correto. As respostas dos consumidores brasileiros colocaram o país no 3º lugar da lista, com 75% dos entrevistados declarando sentir culpa quando tomam alguma atitude contrária aos valores ambientais. Nas primeiras posições da relação estão os consumidores da Índia (85%) e da Indonésia (83%).
Na média global, 63% dos entrevistados concordam que somente consomem produtos e serviços alinhados com suas crenças, valores e ideais. A divisão por países mostra mais uma vez os consumidores indianos e indonésios à frente. No Brasil este índice chegou aos 71%, o que deixa o país na 5ª posição, à frente da China 72% e da Ucrânia 78%.