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Valor e falta de informação são barreiras para ações conscientes

Valor e falta de informação são barreiras para ações conscientes

Quando um produto é intitulado de sustentável, normalmente seu preço é maior, o que vai de encontro com o significado que ele deveria carregar

Para compreender melhor o mundo em que se insere, a organização FSC® realizou uma pesquisa mundial sobre hábitos de consumo sustentáveis. Foram entrevistadas cerca de nove mil pessoas, homens e mulheres, com idades entre 21 e 64 anos, em 11 países.

Os resultados mostram que a maioria das pessoas acredita que suas escolhas fazem, sim, diferença e quase 60% estão dispostas a pagar mais por um produto ?verde? e pretendem aumentar seus ?ecogastos? no futuro. Outro indicador mostra que quatro em cada cinco dizem que as empresas devem se responsabilizar por questões como poluição e aquecimento global.

Cerca de 80% dos entrevistados acredita que problemas ambientais como os citados acima são muito sérios. Brasileiros, sul-africanos e indianos estão entre mais preocupados. ?Esse é um dado que salta aos olhos, mas levanta a questão de que, pelo menos por aqui, a quantidade de intenção que vira ação ainda é menor do que gostaríamos?, destaca Fabíola Zerbini, secretária-executiva do FSC Brasil.

A motivação é maior se a atitude é facilmente incorporada no dia a dia e traz ganhos diretos. Em algumas cadeias, como a moveleira, produtos certificados ainda são de fato mais caros. ?É preciso relacionar valor monetário com valor ambiental e social?, completa Fabiola. ?Qualidades distintas têm preços distintos?.

No geral, para enfrentar essas situações, as pessoas adotam comportamentos mais responsáveis, como economizar energia (80%) e água (78%) e encaminhar os resíduos sólidos para a reciclagem (75%). A motivação é maior se a atitude é facilmente incorporada no dia a dia e traz ganhos diretos.

Quando é preciso investir tempo ou dinheiro, o engajamento diminui um pouco. Apenas 52% dos consumidores consideram o meio ambiente na hora da compra, 51% usam meios de transporte menos poluentes, 20% aderem ao voluntariado e 19% fazem doações.

Entre as principais barreiras para não se tornar sustentável, os entrevistados citam o custo extra, a falta de conhecimento sobre o que é possível fazer, a rotina corrida e a responsabilidade do governo.

Outros resultados
Para se orientar na hora da compra, cerca de 50% confiam plenamente em selos de certificações ? como o próprio FSC ? e rótulos de embalagens. Enquanto apenas 20% acreditam nas propagandas das empresas, 44% dão crédito a prêmios e ao reconhecimento de terceiros; 43% confiam na opinião de amigos, familiares e colegas de trabalho e 34% acham válido ler resenhas, blogs e comentários. Pouco mais de 30% das pessoas acreditam no que está escrito nos relatórios de sustentabilidade das empresas.

Diante dos fatos recentes, como desastres naturais, perda da biodiversidade e crescente desmatamento, boa parte da população já percebeu que economia e meio ambiente andam juntos e não dá para ficar de braços cruzados.

Fonte: Ecodesenvolvimento.

 

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