Pesquisar
Close this search box.
/
/
3 pontos sobre valor de marca e o filme AIR: A História Por Trás Do Logo

3 pontos sobre valor de marca e o filme AIR: A História Por Trás Do Logo

O que o novo filme de Ben Affleck, AIR: A História Por Trás Do Logo, pode nos ensinar sobre criação, valor de marca e CX? Descubra em 3 pontos

Quem busca inspiração sobre design, criação e valor de marca, ou apenas bom entretenimento, não pode deixar de assistir o filme “AIR: A História Por Trás Do Logo” (Amazon Prime Video).

O longa narra um capítulo da história da Nike com seu maior case de sucesso, o atleta Michael Jordan, um dos maiores nomes do esporte de todos os tempos. O filme tem direção de Ben Affleck, que interpreta Phil Knight, cofundador e ex-CEO da Nike.

Na trama um dos chefes da marca esportiva, Sonny Vaccaro (interpretado por Matt Damon), busca desesperadamente contratar o novato, porém talentoso, jogador de basquete Michael Jordan na tentativa de dar um impulso para a divisão de produtos de basquete da Nike.

Mais do que um filme bem amarrado e com bom elenco, Air nos proporciona momentos de reflexão sobre ousadia, criação, valor de marca e a importância do design e da personalização como atributos que desafiam empresas que ambicionam sucesso comercial.

Sem cometer muitos spoilers, abaixo você confere três pontos (sim, é proposital) de como “AIR: A História Por Trás Do Logo” pode ser uma inspiração para CX.

Personalizar é desafiar regras

Nos anos 80 a NBA determinava que todo par de tênis usado pelos jogadores da liga deveria ser majoritariamente branco. Durante um jogo da pré-temporada de 1984-1985, Michael Jordan usou em quadra o modelo Air Ship (preto e vermelho, antes mesmo do Air Jordan 1 estar pronto) e desafiou as regras de uniformidade da liga.

O modelo foi banido pela NBA gerando calorosas multas para a Nike (um capítulo muito bem retrato no filme), mas a Nike não perdeu tempo e criou o comercial “Banned” (banido em português), o que colocou o Air Jordan ainda mais em evidência. Depois disso todos queriam um par do tênis que quebrou as regras da NBA.

Enxergar valor onde ninguém consegue ver

A criação entre a Nike e Jordan começa em uma época que precede a febre de tênis para jogadores de basquete. Precede também toda a onda de personalização e de modelos assinados que tomou conta das prateleiras nos anos seguintes.

O momento do filme no qual o Sonny Vaccaro (Matt Damon), um dos executivos da Nike, está assistindo a uma partida gravada do estreante Michael Jordan e tem o insight para convencer Phil Knight (Ben Affleck) a apostar todas as fichas em Jordan é o que muitos líderes buscam no mundo dos negócios.

Air Jordan se tornou um ícone da Nike.

Jordan estava em quadra, relaxado, sem marcação pesada – é claro era um novato – e sua equipe precisava da vitória. Com tantos nomes consagrados e com mais experiência no time de Jordan, para quem é que chega a bola nos segundos finais para decidir a partida? Para ele, Jordan. O rookie arremessa com precisão e converte.

Analisando várias vezes essa jogada Vacarro se convence de que aquele garoto era especial e que por isso havia sido escolhido pelo seu técnico para definir o jogo. Vacarro, um homem de negócios, via aquilo que só um técnico de basquete via e mais ninguém conseguia: talento em estado bruto, pronto para ganhar o mundo. E ele ganhou.

Criar experiências é alimentar a longevidade da marca

A criação por trás da linha Air Jordan é um exemplo claro de como uma marca pode ser tonar longeva. A partir do sucesso do tênis, a Nike explorou não só suas cores e características únicas, muito além disso, ela construiu um ecossistema de produtos e experiência em cima da marca Air Jordan, sendo uma das linhas mais vendidas da companhia até hoje.

A célebre frase que Navarro traz em seu inspirado discurso de convencimento (um dos pontos altos do filme) para Jordan assinar com a Nike, “um tênis é só mais um tênis até que alguém passe a usá-lo” – e que mais tarde foi sabiamente utilizada pela mãe de Jordan, Deloris Jordan (interpretada por Viola Davis) durante a negociação do contrato com o próprio Vacarro -, essa frase poderia muito bem ser interpretada em Customer Experience como: uma marca é só uma marca até que alguém crie uma incrível experiência com ela.



.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]