A Unilever, empresa multinacional dona de mais de 20 marcas de produtos, anunciou que vai reduzir pela metade o uso de plástico em suas embalagens até 2025. A promessa foi formalizada na última sexta-feira (18), durante evento.
Quando se trata de plástico, a empresa pretende remover mais de 100 mil toneladas de embalagens plásticas priorizando embalagens multiuso, com formatos reutilizáveis e recarregáveis, feitas com produtos e matéria-prima alternativos.
Outro passo importante na preservação do meio ambiente é a eliminação dos resíduos. Nesse sentido, a Unilever pretende recolher e coletar embalagens vendidas. Para isso, vai investir em parcerias para melhorar o gerenciamento de resíduos em diversos países pelo mundo, comprar e usar plásticos reciclados para suas embalagens e incentivar o consumidor a devolver as suas em pontos de coleta.
“Só podemos eliminar o desperdício de plástico agindo rapidamente e adotando ações radicais em todos os pontos do ciclo”, afirma Alan Jope, CEO da Unilever.
“Isso exige um repensar fundamental em nossa abordagem de nossas embalagens e produtos. Isso exige que introduzamos materiais novos e inovadores e amplie novos modelos de negócios, como formatos de reutilização e recarga, a uma velocidade e intensidade sem precedentes”, complementa o executivo em nota.
Ellen MacArthur, fundadora da Fundação Ellen MacArthur, organização especialista e promotora da preservação do meio ambiente, reforça a importância das iniciativas de uma empresa de grande porte como a Unilever.
“O anúncio da Unilever é um passo significativo na criação de uma economia circular para o plástico. Ao eliminar embalagens desnecessárias através de inovações como recarga, reutilização e concentrados – enquanto aumenta o uso de plástico reciclado. Pedimos que outras pessoas sigam sua liderança, para que coletivamente possamos eliminar o plástico de que não precisamos e também inovar, para que o que precisamos circule e, finalmente, construa um sistema econômico em que as embalagens de plástico nunca se tornem resíduos”, completa Ellen.
Inovação
Outra iniciativa da empresa em relação ao consumo consciente foi o lançamento de uma nova linha de produtos de limpeza sustentáveis. Os itens já estão disponíveis para o consumidor.
Preocupada com o meio ambiente, a Sétima Geração é uma marca criada por um grupo de empreendedores e ativistas.
LEIA MAIS
Unilever lança linha de produtos de limpeza sustentáveis
Cartão de crédito monitora a quantidade de carbono
Pesquisadores criam máquina que faz suco e copos com casca da laranja