/
/
Na prática: o impacto da pandemia sobre o atendimento

Na prática: o impacto da pandemia sobre o atendimento

Em artigo, diretora de Relacionamento da Embracon, conta sobre os desafios frente à pandemia. Conheça o atendimento da empresa

A pandemia provocada pelo novo coronavírus impôs mudanças bruscas nas rotinas de trabalhos, em diferentes segmentos. E o que, até poucos meses, parecia inimaginável aconteceu…uma operação de call center atuando 100% em home office. Uma atividade que foi pensada, desenvolvida e implantada em escritórios e ambientes arquitetados, exclusivamente, para este fim, em poucos dias, teve que se adaptar à nova realidade para manter sua atuação e atendimento às demandas dos clientes.

Sempre acreditei, que as crises invadem nossas rotinas, trazendo, invariavelmente, muitos desafios mas, em cada um deles, oportunidades de evolução, de quebra de paradigmas, de visão de mercado e de mundo. E, neste processo, sem dúvida, a tecnologia assume o papel de protagonista, possibilitando que tarefas, das mais simples às mais complexas, possam ser realizadas de maneira remota. Questões como segurança da informação e adequação de equipamentos, foram apenas algumas das barreiras que muitas empresas enfrentam neste período.

Na Embracon, não foi diferente. O SAC, por exemplo, é o canal responsável por todas as ligações e chat, neste momento de alta demanda. Trata-se de uma estrutura que conta com 90 colaboradores e recebe, diariamente, mais de 3 mil ligações e 500 contatos pelo chat. Uma operação que, em apenas um final de semana, foi 100% colocada em home office é uma conquista que só foi possível, graças à parceria, empenho e comprometimento da área de TI e dos próprios colaboradores do atendimento.

Claro, que além das preocupações com relação à cultura, o tom e às diretrizes da empresa, foram necessárias adaptações físicas e, assim, cada colaborador criou sua nova estação de trabalho, em algum “cantinho da casa”, fosse ele na sala, no quarto, na cozinha ou rodeado de família, cães, gatos, objetos pessoais e decoração. Um pouco da história pessoal de cada um invadiu o que era, estritamente, profissional. Com isso, o trabalho ganhou ainda mais vida… mais cores e o que, muitas vezes, poderia parecer robótico, aos olhos de muitas pessoas, ficou mais humano e próximo, como num passe de mágica. E não faltaram fotos compartilhadas entre a equipe, que registravam, mais do que cada “cantinho” criado, o orgulho de fazer parte.

E para que toda essa engrenagem entrasse em sincronismo, sem que as demandas dos clientes deixassem de ser atendidas pela central de relacionamento, itens como a capacidade de conexão em cada residência, adequação dos equipamentos para a realização do trabalho remoto e a logística para entrega dos acessórios a cada funcionário, foram apenas alguns dos pontos que precisaram ser considerados.

Durante toda adaptação, a empresa não mediu esforços para preservar seus bens mais preciosos, os clientes e colaboradores. A transparência e o diálogo constante com todos os colaboradores foi fundamental no processo. E todos assumiram, com dedicação, responsabilidade e comprometimento seu papel diante desse momento tão complicado, em que os clientes precisaram, mais do que nunca de nossa atenção e respaldo. O número de atendimentos realizados, neste período, aumentou 50%, sendo que, em alguns canais, chegou a triplicar.

Sem dúvida, em todo este processo, o trabalho desempenhado pela área de TI, a disponibilidade para a mudança dos nossos funcionários e a adoção de uma comunicação ativa com os clientes, informando quaisquer alterações nos procedimentos, fez a diferença para a conclusão de toda a ação.

A crise impulsionou, ainda mais, a presença da tecnologia em nossos procedimentos. Essa é a tal ’oportunidade’ a qual sempre me refiro. No início deste ano, por exemplo, implementamos um assistente virtual, que realiza o atendimento dos clientes no site via chatbot. Além disso, nos últimos anos, investimos, também, no aperfeiçoamento do nosso aplicativo, para dar mais autonomia aos clientes e a disponibilidade de acesso às informações no canal e no momento que julgarem mais interessante.

Parece, cada vez mais claro, que a forma de trabalhar sofrerá transformações irreversíveis. Ficamos mais humanos, mesmo cercados por tanta tecnologia. Nosso trabalho ganhou alma e entrou para a família. E, é dentro deste novo cenário, que empresas e trabalhadores terão que se reinventar e permanecer abertos às mudanças para atender ao consumidor que também está em constante transformação.

Conheça o novo normal nas relações de consumo
A liderança inclusiva: o novo normal ou apenas ilusão?

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]