As pessoas estão usando mais o TikTok. Essa é a conclusão de um levamento realizado pela Opinion Box para medir o comportamento dos usuários e a evolução da adesão à essa nem tão nova rede social. Em apenas três anos desde seu lançamento no Brasil, o TikTok já se consolidou como uma das redes sociais mais populares no país. Marcas e empresas já estão se posicionando para alcançar novos públicos e aumentar o engajamento.
Entre os principais insights, o estudo da Opinion Box identificou que:
• 39% abrem o TikTok várias vezes ao dia;
• 56% seguem alguma marca ou empresa na plataforma;
• 70% estão seguindo algum tipo de influenciador no TikTok;
• 43% já compraram algum produto ou contrataram algum serviço que foram indicados por alguém no TikTok.
Como aponta Dani Scherman, head de Marketing da Opinion Box, o percentual de pessoas que entram ao menos uma vez por dia é semelhante a 2021, de 80%. Mas do ano passado para cá a quantidade de pessoas que passou a manter o aplicativo aberto dobrou e chegou a 12% dos usuários.
6 em cada 10 pessoas pensavam que nunca iriam usar o TikTok e atualmente são usuários recorrentes. 66% usa o TikTok para se distrair, 62% para se divertir e 42% para descobrir coisas novas, indica a estudo da Opinion Box.
Um outro dado que mostra que as pessoas estão usando mais o TikTok é respondido pelos próprios usuários, e 59% reconhecem que têm tido um uso mais frequente do aplicativo do que há um ano.
Com que frequência você entra no TikTok?
Meu TikTok fica o dia todo aberto 12%
Várias vezes ao dia 39%
Pelo menos uma vez ao dia 31%
Pelo menos uma vez por semana 12%
Menos do que uma vez por semana 3%
Raramente 3%
Leia Mais: TikTok cresce na preferência da Geração Z, mas Youtube é rede favorita
Quatro em cada 10 usuários acredita gastar tempo demais no app. Para Pedro D’Angelo, head de conteúdo da Opinion Box, isto tem a ver com o próprio estilo da rede. “O funcionamento do TikTok existe para estimular esse uso contínuo mesmo. Tanto que 62% dos usuários afirmam perder a noção do tempo enquanto rolam os vídeos do aplicativo”.
Para Schermann, o TikTok desconstruiu alguns conceitos que havia sobre seu funcionamento logo após ser lançada, como “de ser jovem demais ou que não tinha conteúdo, só dancinhas”. Mas na verdade não há diferença significativa de uso ou de publicação por idade. Como lembra D’Angelo, todas as faixas etárias usam o TikTok na mesma proporção.
Com que frequência você posta no TikTok?
Várias vezes ao dia 10%
Pelo menos uma vez ao dia 11%
Pelo menos uma vez por semana 14%
Menos do que uma vez por semana 8%
Raramente 29%
Nunca, só vejo o conteúdo 28%
Leia Mais: Neurosales: Como a neurociência explica o processo de compra e venda?
Humor, música e lifestyle
Segundo o levantamento da Opinion Box sobre o TikTok, os usuários preferem seguir perfis de humor, música, viagem e turismo, gastronomia/receitas e saúde/fitness. O que indica uma clara tendência por postagens de lifestyle e entretenimento.
Humor 65%
Música 46%
Viagem e Turismo 42%
Gastronomia/Receitas 41%
Saúde/Fitness 41%
Notícias 36%
Tecnologia 36%
Cinema e TV 34%
Celebridades 33%
Moda 32%
Finanças 32%
Empreendedorismo/Negócios 31%
Esportes 30%
Educação 28%
Cuidados com a casa 28%
Maquiagem e estética 26%
Pets 26%
Jogos/Videogames 24%
Decoração/Design de interiores 24%
Fotografia 21%
Política e atualidades 21%
Religião 20%
Arte 15%
Criação e cuidado com os filhos 14%
Livros e quadrinhos 14%
Casamento 12%
Outros 2%
Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente
Oportunidade para marcas
O ponto em que há mais diferença entre faixas etárias é no relacionamento com as marcas, aponta a pesquisa. No geral, 56% seguem alguma marca ou empresa no TikTok. Esse percentual sobe para 63% na faixa entre 18 e 29 anos. Já entre os 50+ o indicador cai para 43%. “Esses dados podem surpreender quem pensa que jovens não têm interesse em interagir com marcas”, pontua o head de Conteúdo da Opinion Box.
Dani Schermann avalia que isso poderia estar relacionado às marcas que dialogam com um público mais jovem e buscaram se posicionar com esse nicho. Mas para D’Angelo, não se trata só de marcas que direcionam para jovens, mas mais uma abordagem de conteúdo mais voltada para esse público mesmo entre marcas com um espectro mais amplo.
A Magazine Luiza, por exemplo, tem um público em todas as faixas etárias e uma presença massiva nas redes sociais. “Acredito que o tipo de conteúdo que as marcas estão produzindo pode funcionar melhor, se comunicar melhor, com um público mais jovem”, avalia o head de Conteúdo da Opinion Box.
Essa pode ser inclusive uma excelente oportunidade para as marcas investirem, já que os dados indicam a presença de todas as faixas etárias e nem tanto posicionamento voltado para os mais velhos que estão interagindo, postando, se relacionando no TikTok. “Fica aí a dica para quem produz conteúdo para as marcas, há oportunidade para todas as idades”, sugere a head de Marketing da Opinion Box.
Pensando nos anúncios que aparecem no seu TikTok, você diria que, de forma geral…
São anúncios que não tem a ver comigo/ me irritam 27%
São anúncios que tem a ver comigo/ me interessam 32%
Nunca vi anúncios/ Não tenho opinião formada sobre os anúncios 30%
As pessoas compram de fato? Pelo menos 46% dos entrevistados se identificam com as marcas e 41% clicam nos anúncios às vezes, frequentemente ou sempre. O que significa também que 6 a cada 10 pessoas ainda não foram atraídas por anúncios no TikTok.
Mas para vender bem ou alavancar a audiência, é preciso saber mais do seu público, aponta D’Angelo. “Mais do que saber o comportamento do usuário do TikTok, é entender o comportamento das pessoas que consomem sua marca”.
Isso só deve acontecer quando a marca tiver a voz definida e uma curadoria de conteúdo que tenha a ver com sua identidade. Como explica Schermann, “não faz sentido uma marca abraçar uma trend no TikTok só para tentar alavancar audiência se não tem nada a ver com o que a marca faz normalmente”.
+ Notícias
Personalização e sustentabilidade: uma combinação que não dá match