Pesquisar
Close this search box.
/
/
Taxas de juros de operações de crédito têm elevações em janeiro

Taxas de juros de operações de crédito têm elevações em janeiro

Para as pessoas jurídicas as três linhas de crédito foram elevadas no mês, com aumento da taxa de juros média geral de 0,04 ponto percentual no mês, correspondente a uma elevação de 1,23% no mês e 1,47% em 12 meses  

As taxas de juros das operações de crédito registraram elevação no início de 2014 em razão do aumento da Taxa Básica de Juros (Selic) promovida pelo Banco Central em janeiro, de acordo com a Pesquisa de Juros da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

No caso da pessoa física, das seis linhas de crédito pesquisadas, só o cartão de crédito ficou estável: juros do comércio, cheque especial, empréstimo pessoal-bancos, empréstimo pessoal-financeiras e CDC-Bancos-financiamento de automóveis tiveram elevação. A taxa de juros média geral para pessoa física apresentou elevação de 0,05 ponto percentual no mês, correspondente a uma elevação de 0,89% no mês e 1,19% em 12 meses.

Para as pessoas jurídicas as três linhas de crédito foram elevadas no mês, com aumento da taxa de juros média geral de 0,04 ponto percentual no mês, correspondente a uma elevação de 1,23% no mês e 1,47% em 12 meses. De acordo com a pesquisa, a taxa passou de 3,25% no mês em dezembro para 3,29% no mês em janeiro.

Na avaliação do diretor executivo de estudos econômicos da entidade, Miguel José Ribeiro de Oliveira, em razão dos atuais indicadores de inflação, que mostram pressões inflacionárias, e o fato de o índice oficial de inflação estar bem acima do centro da meta do Banco Central, haverá nova elevação da taxa básica de juros (Selic). “Por conta disso é provável que as taxas de juros das operações de crédito voltem a ser elevadas nos próximos meses”.

De acordo com os cálculos, se forem consideradas todas as elevações da taxa básica de juros (Selic) promovidas pelo Banco Central desde janeiro do ano passado, no período de 12 meses houve uma elevação da Selic de 3,25 pontos percentuais (elevação de 44,83%) e de 7,25% ao ano em janeiro de 2013 para 10,50% ao ano em janeiro de 2014.

“Neste período a taxa de juros média para pessoa física apresentou uma elevação de 4,78 pontos percentuais (elevação de 5,39%) de 88,61% ao ano em janeiro de 2013 para 93,39% ao ano em janeiro de 2014. Nas operações de crédito para pessoa jurídica houve uma elevação de 3,73 pontos percentuais (elevação de 8,53%) de 43,74% ao ano em janeiro de 2013 para 47,47% ao ano em janeiro de 2014”, disse a Anefac.

Os dados mostram ainda que os juros do comércio tiveram elevação de 2,35%, passando a taxa de 4,25% ao mês em dezembro, para 4,35% ao mês em janeiro. O cartão de crédito manteve a taxa estável em 9,37% ao mês. Para o cheque especial houve uma elevação de 0,75%, passando a taxa de 7,97% ao mês em dezembro de 2013, para 8,03% ao mês em janeiro.

No empréstimo pessoal pelos bancos a elevação alcançou 1,88%, passando a taxa de juros de 3,20% ao mês em dezembro, para 3,26% ao mês em janeiro. Para empréstimo pessoal pelas financeiras a elevação chegou a 0,56%, passando a taxa de juros de 7,16% ao mês em dezembro, para 7,20% ao mês em janeiro.

 

 

Leia  mais:

Custo de vida na cidade de São Paulo aumenta 1,95% em janeiro

Encomenda extraviada: quem paga a conta?

Sucos contêm menos teor de fruta que o exigido por lei

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]