A rede americana de lojas de departamentos Target anunciou o fechamento de todas as suas 133 lojas no Canadá, em uma decisão que encerra um capítulo ruim da expansão internacional da empresa. Com isso, a companhia focará suas operações apenas no mercado americano.
Em 2011, a Target chegou ao Canadá com a compra da rede Zellers e de seus 220 pontos de venda no país. A decisão de expandir rapidamente as operações, com a inauguração de 124 lojas logo no primeiro ano, mostrou-se totalmente equivocada, uma vez que os problemas de ruptura, precificação e falta de entendimento das características locais criaram uma imagem extremamente negativa da rede junto aos consumidores.
Nos últimos anos, a Target perdeu cerca de US$ 1,6 bilhão no mercado canadense. De acordo com o CEO da empresa, Brian Cornell, a impossibilidade de obter lucro no país, em um cenário realista, nos próximos cinco anos, fez com que fosse tomada a decisão de fechar as portas. A empresa conta com 1800 lojas nos Estados Unidos.
Leia mais
4 dicas para expandir sua marca no exterior
Decifra-me ou devoro-te: o peculiar cenário de investimentos no Brasil