/
/
O negócio da sua empresa faz sentido para os consumidores millennials?

O negócio da sua empresa faz sentido para os consumidores millennials?

Em entrevista à CM, Renato Mendes, sócio da aceleradora Organica, fala como a geração Y está mudando o mercado e transformando o mundo corporativo

Renato Mendes começou a sua carreira como jornalista, passou por grandes companhias, como a Netshoes, e desde a criação da aceleradora Organica, em 2016, vem militando e apoiando de maneira ainda mais fervorosa pelas startups e o pensamento disruptivo delas, além de defender os millennials.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Não por acaso, fica ao lado da geração Y quando esta é chamados de arrogantes e impacientes. “Ser millennial é muito menos do que ter nascido em determinado ano”, diz ele. “Podemos considerar um estado de espírito e o dom de mudar comportamentos.”

Na entrevista a seguir, Mendes, que será uma das atrações do Conarec 2017, reflete sobre o papel dos millennials na sociedade e nas corporações e como a geração está conseguindo mudar o pensamento de vários agentes do mercado.

O que diferencia os millennials de outras gerações?

Essa geração está muito mais em busca de propósito do que a anterior. O que isso significa na prática? Eu vinha de uma geração em que tinha uma oferta de produtos e serviços muito mais limitada, que estava restrita ao que acontecia no bairro e cidade. Também fomos criados com a ideia de que precisávamos ganhar dinheiro. Isso é algo que mudou muito nos millennials.

Como isso reflete no consumo delas?

A expectativa de comprar algo é diferente. A geração X, por exemplo, busca a posse do produto, ela procura o “ter”. A millennial quer o acesso aos produtos, que vêm por meio das empresas que realmente conseguem a tal disrupção digital, como Uber e Airbnb. No fim das contas, parte da geração Y quer simplesmente chegar do ponto A ao B, mas sem se preocupar com o status. Pode ser de Uber, de Bla Bla Car ou até de bicicleta.

E essa geração realmente está conseguindo transformar o mundo corporativo?

Eles estão conseguindo fazer com que as empresas repensem o seu papel na sociedade. As gerações anteriores nem se preocupavam com responsabilidade corporativa – era simplesmente aceitar o que as empresas falavam e pronto. Antigamente, quando alguém ia comprar uma calça jeans, por exemplo, pensava em pagar o menor preço possível pelo maior status possível. Hoje, as pessoas também estão preocupadas em se a produção da peça de roupa teve mão de obra escrava ou não.

Qual foi a saída para as marcas?

Quando nós falamos de propósito, existe essa quebra de paradigma. As marcas precisaram voltar aos seus propósitos e aos motivos delas existirem. Elas viram que é necessário cativar as pessoas. Nenhuma geração tinha conseguido fazer esse movimento com as empresas.

Muitos millennials se enxergavam como parte de uma geração especial. Como a crise econômica vem impactando eles?

O grande impacto está ocorrendo quando eles vão para o mercado de trabalho. Aquele jovem começa a entender que o mundo não gira ao redor dele. Ao mesmo tempo, a crise não vem impactando o ideal deles. Muitos deles estão buscando empreender. Como professor universitário, eu nunca vi tantos jovens querendo empreender.

Mas as universidades no Brasil ainda são dominadas pelas camadas mais ricas da sociedade. O que muda na geração millennial das classes mais baixas?

É de se surpreender a capacidade de inovar das classes mais baixas. Até pela necessidade que eles têm, e passa se tornar um empreendedorismo de sobrevivência. Diferentemente daquele empreendedorismo com cara de Vale do Silício, que é baseado em escala de alto impacto e inovação, essas pessoas precisam buscar soluções para conseguir se manter.

Parte das gerações mais antigas ainda enxerga os millennials como impacientes e até egocêntricos. Por que ainda há esse conflito?

Não gosto desses rótulos. Ser millennial é muito menos do que ter nascido em determinado ano. Podemos considerar um estado de espírito e o dom de mudar comportamentos. E também há outros aspectos: sempre uma geração é menosprezada pela anterior. Eu cresci ouvindo que a nossa geração era pior, que não tínhamos lutado a ditadura e não conhecíamos dificuldades. Toda vez que você tem uma quebra de geração, você tem uma defesa nostálgica.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]