/
/
Startup testa nanotecnologia para eliminar remédios em cápsulas

Startup testa nanotecnologia para eliminar remédios em cápsulas

Tecnologia deve ajudar pessoas com dificuldade para engolir comprimidos e pode ser usada em cosméticos e suplementos. Processo pode baratear custos

O fim das cápsulas pode estar próximo. É isso que promete a startup brasileira Yosen Nanotechnology, que desenvolveu uma tecnologia de nanopartículas capaz de eliminar o uso das cápsulas, muito utilizadas no setor alimentício e de suplementação.

A startup está sediada no Supera Parque, localizado no campus da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto. As nanopartículas desenvolvidas pela empresa podem ser incorporadas em qualquer alimento, seja líquido, sólido ou semissólido.

Dessa forma, um suplemento alimentar como o ômega 3, por exemplo, poderá ser diluído pela indústria em seus produtos, como alimentos.

O que hoje precisa ser encapsulado poderá ser aplicado livremente em qualquer produto, como um copo de água ou suco sem deixar resquícios de cor ou aroma. Com a tecnologia, até mesmos óleos poderão ser diluídos em água. O sistema promete ainda aumentar a absorção de nutrientes em até dez vezes.

Também pode ser ingerido diretamente ou adicionado pelo próprio consumidor aos produtos que ele usa.

“O consumidor poderá adicionar o ômega 3 ao seu suco, por exemplo. E uma empresa interessada em enriquecer o seu produto com ômega 3 poderá adicionar facilmente as nanopartículas na sua fórmula”, conta Gustavo Cadurim, CEO da empresa e farmacêutico-bioquímico formado pela USP.

Ele explica que o uso da nanotecnologia pelo setor alimentício é uma tendência de inovação.

“Com o surgimento de startups no setor, existe grande expectativa em produtos inovadores, com ganhos expressivos de qualidade e economia. Trazemos para o mercado a tecnologia NutraSolve, que substitui as cápsulas e comprimidos, utilizados em suplementação, por algumas gotas do produto”, comenta o executivo.

Para garantir o processo industrial, a Yosen tem uma planta de fabricação própria, com capacidade para entregar grandes volumes de produtos. A empresa também atua e tem projetos na área farmacêutica, cosmética, veterinária e agroquímica.

Ganho duplo

Segundo Cadurim, o sistema vai permitir um ganho de competitividade para a indústria brasileira e economia para o consumidor. O preço de produtos que usam a tecnologia deve ser até 50% menor do que similares fabricados hoje fora do País.

“Com esta tecnologia, conseguimos aumentar muito a absorção dos nutrientes, em até dez vezes, reduzindo o tamanho da dose. Também melhoramos a estabilidade dos ingredientes ativos e podemos mascarar o sabor e o odor desagradáveis. Tudo isso utilizando apenas ingredientes naturais, livre de polímeros ou tensoativos sintéticos, usados pela maioria das empresas do setor”, ressalta o CEO.

A Yosen Nanotechnology é uma das 77 empresas instaladas no Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto – 58 delas estão sediadas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, 12 empreendimentos estão no Centro de Negócios e 8 na aceleradora SEVNA Startups no hub de inovação.

JÁ VIU? Estudantes criam robô trans para auxiliar prevenção do HIV
Natura utiliza o Google para aumentar em 30% eficiência na criação de produtos
Quer saber mais sobre o universo das STARTUPS? Clique aqui e veja as últimas notícias sobre o assunto

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]