Pesquisar
Close this search box.
/
/
Startup cria primeira galeria de arte brasileira no Metaverso

Startup cria primeira galeria de arte brasileira no Metaverso

Plataforma busca impulsionar o trabalho de crypto artistas, profissionais web3 e marcas no metaverso por meio da venda de itens exclusivos cunhados a NFTs

O metaverso segue despertando o interesse de profissionais e artistas mundo afora. Agora foi a vez de uma startup brasileira, a Yaak Studio, fazer o lançamento oficial da Phygit, uma plataforma que busca impulsionar o trabalho de crypto artistas, profissionais web3 e marcas por meio da venda de itens exclusivos cunhados a NFTs.

Com este sistema phygital, os colecionadores também se beneficiam com a certificação de unicidade e o registro dos itens em blockchain. Segundo a empresa, a intenção é criar um elo entre o físico e o digital, com a segurança de Blockchain Ethereum e transformar a experiência entre criadores e colecionadores.

Materiais de baixo impacto e foco no phygital

O início da plataforma se deu pelo lançamento phygital de itens do Cryptorastas, a maior coleção de NFT brasileira com repercussão internacional, com um tênis de edição especial da Undo for tomorrow, feito com materiais de baixo impacto ambiental e o shape de skate assinado por Adelmo Jr, cujo o medalhista Bob Burnquist possui um exemplar.

metaverso

Respeito ao histórico de propriedade

De acordo com a equipe da Yaak Studio, startup de arte responsável pelo desenvolvimento da plataforma, o projeto pode contar com profissionais web3 e cripto artistas, contemplando diversas áreas de criação.

“Artigos de moda, toy art e colecionáveis em geral são alguns exemplos do que pode ser lançado pela plataforma. Nosso foco é materializar projetos que tenham impacto tanto no mundo físico quanto no digital”, diz Thiago Gouvêa, artista conhecido como Yaak, CEO e Diretor Criativo da Yaak Studio.

A Phygit informa que seu papel é oferecer tecnologia para cunhar um NFT e o sistema para resgatar o objeto IRL. A plataforma atua no cenário híbrido, garantindo que cada item físico receba o devido suporte de um token não fungível.

“A experiência de compra com a Phygit é a mesma de adquirir uma NFT por meio da Blockchain Ethereum, que garante que um item tenha apenas um proprietário e que ninguém possa modificar o histórico de propriedade de seu token”, diz o CEO.

metaverso
Imagem: divulgação

A importância da segurança e da cadeia produtiva no Metaverso

Yaak conta que as coleções passam por uma curadoria para a definição e seleção de novos projetos que serão impulsionados pelos itens físicos. Segundo o CEO, há uma vantagem da segurança, da certificação e da unicidade garantida pelo número de série dos produtos adquiridos, enquanto no âmbito digital é possível que o criador acrescente dados sobre a origem dos materiais, crédito carbono, pessoas envolvidas na cadeia produtiva e vários parâmetros que não caberiam numa etiqueta.

Um novo mercado para diversos segmentos

As NFTs estão se consolidando como uma oportunidade de negócio para diversos segmentos de mercado. Na moda, por exemplo,  o mercado de luxo e marcas famosas já abraçaram a tendência. As NFTs é parte de uma estratégia de produtos a longo prazo, dizem especialistas. O mais importante a exemplo da Yaak é o pensamento em unir o mercado digital e físico, proporcionando uma nova experiência de consumo.

Estes tokens não fungíveis têm o efeito de despertar o interesse de consumidores no mundo todo. Uma pesquisa da DappRadar revelou que no primeiro ano de atuação, os tokens movimentaram cerca de US$ 24,9 bilhões no mercado mundial. Veja uma lista de compradores desse tipo de negócio. E, certamente com a popularidade do metaverso, as possibilidades de utilização das NFTs se tornam ainda maiores para diversos negócios.

Metaverso e um mundo infinito de novas experiências

Vale ressaltar que durante a 29ª edição do South By Southwest (SXSW) deste ano, o metaverso foi analisado por diversos especialistas em tecnologia com a promessa de revolucionar a relação dos consumidores com as marcas criando um mundo infinito de novas experiências. Aqui você confere uma lista com as principais mudanças neste cenário, a partir do relatório Tech Trends Report 2022 apresentando durante o evento.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das notícias da Consumidor Moderno


+Notícias

Segurança como elemento estratégico para a experiência do cliente

O que o setor de moda e beleza está preparando para o metaverso?

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]