Pesquisar
Close this search box.
/
/
Smiles busca inovação com gamificação e personalização para fidelizar clientes

Smiles busca inovação com gamificação e personalização para fidelizar clientes

Proposta supera fase de testes e começa em julho e faz ofertas a partir do comportamento do cliente

Com a pandemia, resgatar milhas ficou relativamente menos interessante por algum momento. As empresas de fidelidade tiveram que oferecer novas formas de acumular e resgatar pontos para viagens de avião. A consequência foi uma expansão no portfólio em diversas empresas de fidelidade do setor. Houve também uma renovação motivada por experimentos em diversos outros setores e aprofundados em trabalhos de geração de ideias e oportunidades. No caso da Smiles, programa de fidelidade da Gol, um dos experimentos que se mostrou muito bem-sucedido foi a parceria com a Uber, que registrou um crescimento de 42% nos resgates de milhas em serviços da empresa de mobilidade na comparação do primeiro trimestre de 2020 com o de 2021.

Mas a viagem de descobrimentos da Smiles durante a pandemia foi para além de foco em parcerias e alternativas de resgate de milhas. Ela também foi uma viagem à experiência do cliente — lugar que se tornou um destino pouco conhecido com a pandemia — e novas formas de se gerar inovação. A mais recente das investidas em uma experiência extraordinária ao cliente foi o uso de gamificação para fidelizar, algo que a Smiles testou e agora confirma com bonificações personalizadas.

Após uma fase piloto, que trouxe um aumento de 10% no engajamento com clientes, a Smiles lança oficialmente em julho uma nova fase do chamado Missão Smiles, um sistema de tarefas e prêmios.

Implementado no ano passado com o objetivo de gerar maior interação com seus clientes, o projeto de gamificação estabelece tarefas recompensadas com milhas bônus aos usuários. O game está tanto no aplicativo quanto na área do cliente no site da Smiles, e a comunicação é feita por todos os canais disponíveis ao usuário.

Feito o piloto, o game agora conta com bonificações definitivas personalizadas a partir do comportamento do cliente. Os desafios vão desde missões simples e relacionais, como atualizar cadastro, até as transacionais com foco em conversões e negócios. O cliente tem 30 dias para finalizar as tarefas e, após a conclusão, o bônus entra na conta em até sete dias, e tem validade de seis meses.

“Em cada Missão Smiles atingimos cerca de 4 milhões de clientes. Nas edições anteriores, tivemos uma resposta positiva, com aumento da interação e engajamento, além de proporcionar aos nossos clientes acumularem e resgatarem mais milhas, o que nos permitiu também avançar em uma nova fase. Com as novas tarefas ofertadas, nossa perspectiva é gerar um crescimento em receita e atingir os grupos menos engajados em nossa base”, explica a diretora de negócios da Smiles, Estela Brandão.

De acordo com a Smiles, o Missão Smiles é uma forma que o cliente possui para acumular milhas e interagir, com entretenimento, com os variados produtos e serviços do programa de fidelidade. Enquanto joga, o cliente pode planejar uma viagem e resgatar um produto, podendo ainda usar essas milhas para créditos no Uber e Uber Eats, combustível em postos de gasolina da bandeira Shell, compra de produtos no Shopping Smiles — que conta com os principais varejistas do mercado — e, claro, passagens aéreas.

Fonte de ideias

A Smiles vem trabalhando de forma mais intensa as novas iniciativas que tem se proposto a tomar ao longo dos últimos anos. Uma das novidades que buscou foi a realização de hackathons para gerar ideias para melhorar e inovar em seus serviços. O primeiro, feito neste ano, teve a missão de avaliar cerca de mil projetos e talvez seja um indicativo do tipo de investidas que a Smiles tem estudado. No evento, os projetos e proposições mais vistos foram educação financeira, seguido por gamificação, remuneração de milhas e diversidade.

O time vencedor do hackathon trouxe a importância de se aprender planejamentos de viagem ainda jovem, e por isso focava em adolescentes. O segundo lugar propunha organização financeira, a ser determinada pelo perfil do viajante e investimento mais adequado ao seu estilo, portanto com um viés de customização. O terceiro colocado do evento foi um chatbot no WhatsApp para ajudar no plano de economia, acúmulo de milhas e escolhas de viagem.

A Smiles estuda realizar uma nova edição.

 


+ Notícias

Riachuelo eleva marketplace para estilo de vida em sua totalidade

Universo B2B brasileiro está na escuridão digital

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]