Pesquisar
Close this search box.
/
/
O setor automotivo passa por seu momento mais revolucionário

O setor automotivo passa por seu momento mais revolucionário

Diante de um mercado em constante evolução, a Bosch está investindo em tecnologias e inovando em seus serviços para montadoras

Conectividade, eletrificação de veículos, direção inteligente. As mudanças do setor automotivo estão cada vez mais aceleradas, alterando a forma como as pessoas encaram a mobilidade e como as empresas pensam o design da experiência que será entregue aos clientes. Não à toa, o mercado da mobilidade é um dos que mais inova no mundo, desenvolvendo novas tecnologias e soluções. Com esse avanço, ganha-se em eficiência, segurança e comodidade.

“Nos últimos anos, o setor automotivo passou por grandes mudanças e atualmente está passando por uma transformação contínua, desde novos perfis de consumidores até novas opções de mobilidade, sem esquecer a digitalização que está consolidando sua implementação em vários processos. O cliente espera uma experiência totalmente conectada com a empresa, independentemente do tipo de problema, do canal de contato escolhido e do estágio de sua jornada”, afirma Fernanda Strumendo, gerente de vendas e marketing da Bosch Service Solutions.

A partir desse cenário, as montadoras se veem desafiadas a repensar a jornada de experiência da mobilidade. E os serviços de valor agregado são essenciais para que se possa oferecer um pacote de mobilidade atraente e competitivo, garantindo diferenciação no mercado.

“Este é, sem dúvida, o momento mais revolucionário do setor automotivo e a Bosch Service Solutions, divisão de serviços do Grupo Bosch, está antenada nessa tendência e inovando em seu portfólio para montadoras. A inovação faz parte do DNA da empresa desde a sua fundação e, atrelada à digitalização, estimula o desenvolvimento de novas tecnologias que são significativas para a eficiência de processos, avanço e qualidade devida”, diz Fernanda Strumendo

Com um histórico de mais de 36 anos no fornecimento de serviços, presença em 23 países, atendimento em 40 idiomas e 19 clientes do setor automotivo (montadoras), a Bosch Service Solutions possui um extenso portfólio de serviços que atua em toda a jornada do cliente.  No portfólio ofertado a este segmento, a Bosch possui serviços de atendimento e encantamento do cliente, assistência veicular digital 24/7, Concierge, e-Call e Collision Assistance (tecnologia de detecção de colisão). O principal objetivo é atender às necessidades do consumidor final em qualquer ponto da jornada, criando uma relação de confiança com a marca.

Design de experiência para a nova mobilidade

Com a nova expectativa dos consumidores em relação à mobilidade, construir uma jornada end-to-end no setor automotivo exige conhecimento e experiência. Para isso, a Bosch Service Solutions utiliza a abordagem de Service Design, baseada na combinação de três pilares importantes: pessoas, processos e tecnologia.

Dessa forma, todos os serviços são desenvolvidos a partir do entendimento das necessidades dos consumidores, e com aplicação das tecnologias corretas para integrar os processos e torná-los mais eficientes, ágeis e resolutivos. Tudo isso resulta em experiências personalizadas com ênfase na melhoria contínua.

“O principal desafio é conhecer todos os pontos de contato do usuário final com a empresa automotiva em questão, ou seja, nosso cliente. É fundamental saber quando e onde essa comunicação pode ser estabelecida, para que seja possível coletar o feedback do cliente em cada ponto. Isso nos ajuda a entender melhor o comportamento do usuário final e a identificar a lacuna entre o serviço oferecido e a expectativa, minimizando-a”, conta Fernanda Strumendo.

Para isso, são utilizadas metodologias como Análise da Experiência do Usuário e da Voz do Cliente em todos os pontos de contato. Assim, é possível projetar de forma proativa planos de ação para resolver os problemas identificados ao longo de toda a jornada.

“A medição e o aprimoramento direcionados da Jornada do Cliente baseiam-se na análise das expectativas e dos desvios de percepção, razão pela qual a combinação de várias tecnologias orientadas por dados é particularmente importante. Os nossos serviços utilizam as tecnologias mais recentes do mercado, como RPAs (automação de processos robóticos), assistentes virtuais, análise de dados e Inteligência Artificial para comunicação de voz e de texto”, explica Fernanda Strumendo da Bosch.  

Apoio end-to-end

Compreendendo a necessidade dos consumidores de tornar a mobilidade algo cada vez mais simples e conectado, a Bosch vem realizando diversos projetos de digitalização para fabricantes de automóveis e empresas de frotas. Uma das soluções é a implementação de Inteligência Artificial (voicebots) para automatizar solicitações menos complexas.

“Para uma empresa líder em gerenciamento de frotas, implementamos um voicebot por meio do qual automatizamos aproximadamente metade do volume de solicitações recebidas, como informações sobre a oficina mais próxima, assistência na estrada ou envio de documentação”, conta Fernanda Strumendo.

Recentemente, desenhamos e executamos uma operação ominichannel de atendimento ao cliente direcionada a uma nova montadora instalada no Brasil, utilizando métodos de User Experience (Experiência do Usuário) para identificar todos os pontos de contatos com o consumidor. “Como benefícios, proporcionamos aos usuários uma experiência sem atrito em todos os canais, visão holística da jornada do cliente e melhoria contínua dos serviços e processos. Além do serviço de CX, implementamos para essa montadora o serviço de assistência veicular digital com scripts de atendimento personalizado, que resultou em redução de custos por meio da automação de processos e satisfação do cliente”, completa Fernanda Strumendo ao afirmar que ambos os exemplos representam uma experiência melhor e mais eficiente para os usuários finais.

A previsão é que as mudanças sigam ocorrendo em ritmo acelerado. Cada vez mais o cliente espera autonomia na solução de seu problema e, se for abordado, anseia por resolução rápida. Nesse sentido, o foco da Bosch Service Solutions será garantir uma experiência omnicanal de fato, evoluindo-a continuamente por meio de novas tecnologias, como Processamento de Linguagem Natural (NPL), automação por meio de vários tipos de bots e aplicação de Inteligência Artificial.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]