Sim, o marketing de conteúdo é relacionamento. Ele serve para criar uma imagem positiva do público a respeito da sua empresa. O marketing de conteúdo, sendo uma ação de relacionamento, não reflete em vendas imediatas, ele estabelece relações sólidas com clientes em potencial. Ao longo do tempo, percebendo a qualidade do seu produto ou serviço e os valores da sua marca, é que a venda se concretiza. Ou seja, é através de um relacionamento duradouro com a sua empresa que o prospect se torna cliente.
Para que o marketing de conteúdo seja bem sucedido, alguns detalhes são fundamentais. Caso contrário, você corre um sério risco de ficar falando sozinho.
1. O tipo de conteúdo ? Sem dúvida, a principal ferramenta para o marketing de conteúdo é a internet. Sua grande vantagem é a diversidade de opções de conteúdo que ela possibilita: ou seja, ebooks, fotos, imagens, vídeos, músicas, textos e infográficos são alguns dos conteúdos que a sua empresa pode utilizar para “conversar” com seus públicos.
2. Os canais ? as redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram são grandes aliadas do marketing de conteúdo pelo grande poder de viralização. Ou seja, o conteúdo pode ser distribuído para muitas pessoas, rapidamente. Além disso, mesmo independentes, elas funcionam de forma integrada e servem de porta de entrada para outros canais como blogs e sites.
3. O público ? conheça bem seu público alvo. Saiba o que ele quer, o que gosta e o que procura.
4. Planeje o seu conteúdo ? com as informações obtidas no item anterior, faça o planejamento de suas ações e crie uma estratégia de conteúdo que vá ao encontro daquilo que o seu cliente busca.
5. Seja objetivo ? ofereça soluções simples e práticas. Evite textos longos , termos técnicos ou linguagem muito elaborada ou siglas. Seja didático e ofereça dicas de como solucionar problemas, por exemplo. Seu cliente vai agradecer.
6. Invista em qualidade ? afinal, é a imagem do seu negócio. Uma estratégia mal elaborada ou executada pode custar muito mais caro. Por isso, tenha cuidado na hora de produzir o conteúdo que será postado e também na forma de interagir com o público. Na dúvida, procure apoio especializado.
* Emmanuela Mantovani é jornalista pós-graduada em marketing, gestora de marketing e eventos na Promoter Assessoria. Atua em gestão de marketing, eventos, ações de relacionamento e gestão de social media.
** Via Adnews