Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como se manter seguro na era digital? Top 5 dicas de web segurança

Como se manter seguro na era digital? Top 5 dicas de web segurança

Computadores mais inteligentes significam hackers mais inteligentes. Confira dicas que vão além dos antivírus e firewalls para se proteger na era das máquinas

Viver em uma época em que as transformações e inovações são rápidas tem inúmeros benefícios mas, consequentemente, os perigos digitais são muito maiores.

À medida que os computadores se tornam mais inteligentes, as ameaças também ficam mais resistentes e autônomas. Portanto, é preciso tornar a proteção virtual um hábito.

Geladeiras hackeáveis?

Ter apenas um antivírus atualizado não é mais suficiente para cuidar dos seus dados digitais, uma vez que as ameaças vêm de múltiplos canais.
Com o avanço da Internet das Coisas, onde nossos objetos domésticos se tornarão conectados, o risco será ainda maior, pois ameaças invisíveis poderão coletar dados privados das pessoas através de seus eletrodomésticos.
Quando o assunto são grandes corporações, com dados sigilosos, o problema é ainda mais grave.
Estas preocupações, no entanto, não devem desencorajar a utilização de novas tecnologias, mas sim incentivar a busca de conhecimento sobre proteção e criptografias.

Para ajudar nesta tarefa, separamos uma lista com cinco atitudes que vão além do básico (firewall, antivírus, anti-malware, evitar spam e links suspeitos) nas navegações digitais:

Utilizar uma Rede Virtual Privada (VPN)

VPNs são a maneira mais segura de proteger dados pessoais na era digital. Elas funcionam como uma camada extra de proteção para os dados, como se fossem uma armadura virtual. Uma VPN substitui o endereço IP de um usuário por um endereço IP do provedor VPN, impedindo que hackers acessem seus arquivos.

Podem ser configuradas através de softwares ou aplicativos, tanto em computadores quanto em dispositivos móveis ou outros dispositivos conectados (Smart TVs, por exemplo).

Dois exemplos de aplicativos de VPN recomendados para Android são o Hotspot VPN, considerado o melhor VPN para celulares de 2019, e o ExpressVPN, que tem o selo de garantia de satisfação da Google Play.


Evitar Wi-Fi público

O acesso Wi-Fi público é bastante conveniente, mas é um enorme desafio à privacidade. Para hackers, é muito fácil invadir dados de pessoas que utilizaram Internet compartilhada em locais públicos, portanto, é importante evitá-la para se proteger, ou utilizar uma rede de VPN ao fazê-lo.


 Desligar dados de localização

Todo dispositivo possui dados de localização que podem identificar a posição dos usuários.

A era digital está em constante evolução, e as tentativas de hackers estão se tornando mais complexas. Através dos dados de localização dos celulares e tablets, eles são capazes até mesmo de vigiar informações pelas câmeras desses dispositivos – por mais assustador que isso pareça. Portanto, desabilitar esses dados nos aparelhos é como fechar as portas para que intrusos não possam entrar.

era digital


Usar um aplicativo de gerenciamento de senhas

Criar senhas senhas complexas e diferentes para cada cadastro é um dos meios mais básicos de se proteger contra ataques e roubo de dados. Contudo, decorar e administrar tantas informações é um trabalho difícil para qualquer pessoa. Utilizar aplicativos que facilitem a gestão de senhas é uma ótima atitude, portanto, para se manter seguro e organizado.

O LastPass é o melhor programa com esta função no momento, pois mantém todas as senhas protegidas e sincronizadas entre todos os dispositivos dos usuários, tanto em relação à dados móveis quanto de desktop. Ele guarda todas as senhas em um cofre de nuvem virtual, e as preenche automaticamente quando precisam ser utilizadas, sem a necessidade de decorá-las. Além disso, é gratuito.


Utilizar autenticação de dois fatores

Quanto mais barreiras forem estabelecidas, mais difícil será para hackers penetratem em uma infraestrutura de dados.

A autenticação de dois, ou vários fatores, é um serviço que adiciona camadas adicionais de segurança ao método de senha padrão de identificação online. Com dois fatores, os usuários são solicitados a inserir um método de verificação adicional, como um código de identificação que é enviado por SMS, por exemplo, uma segunda senha ou até mesmo impressão biométrica.

São utilizadas para proteger o acesso a e-mails, computadores ou aplicativos, tornando-os bloqueados contra ataques hackers. Todos os principais servidores de e-mail, como o Gmail, já possuem essa função disponível para quem quiser ativá-la.


Estatísticas e fatos sobre cibersegurança para os próximos anos 

  • Os dispositivos IoT poderão se tornar os alvos principais de ataques de malware (Fonte: Beyond Trust)
  • Spams de e-mail são o método mais comum pelo qual criminosos cibernéticos espalham malwares (Fonte: F-Secure)
  • 1 a cada 5 arquivos estão totalmente desprotegidos, abertos para acesso global (Fonte: Relatório Geral de Risco de Dados de 2018)
  • O crime cibernético está se tornando mais lucrativo que o comércio ilegal de drogas (Fonte: Cybercrime Magazine)
  • Em 2020, haverá cerca de 300 bilhões de senhas em utilização, para sete bilhões de pessoas no mundo (Fonte: SC Magazine)
  • A Holanda é o país com menores estatísticas de danos cibernéticos, enquanto a Indonésia é o pior, com cerca de 59 por cento da população já tendo sido vítima de algum cibercrime (Fonte: VPN Geeks)
  • A mineração de moedas é uma das áreas que mais crescem dentro do cibercrime (Fonte: Norton Antivírus)
  • Os Estados Unidos são o principal alvo de ataques direcionados (Fonte: Norton Antivírus)
  • Apenas 38 por cento das empresas globais se sentem preparadas para lidar com um grande ataque hacker, caso ele venha a acontecer (Fonte: Cybint Solutions)

+ NOTÍCIAS

Como Mercado Livre, CargoX e In Loco estão protegendo seus dados
O telefone é o dado mais “roubartilhado” e usado em fraudes na internet
Artigo: O desafio da segurança digital em pequenas e médias empresas
Estudo indica aumento de investimentos em cibersegurança na América Latina
A segurança de dados faz parte da transformação digital na sua empresa?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]