Os membros da Samsung Members – comunidade exclusiva para clientes da marca com notícias, lançamentos, dicas de uso, descontos especiais e ações e eventos – poderão ganhar novos dispositivos da marca, mas precisarão correr atrás. Basta competirem em provas de corrida de 16, oito e quatro quilômetros e conquistarem o pódio para receber novos smartphones, fones de ouvido wireless e smartwatches – todos parte do Ecossistema Galaxy.
No dia 19 de novembro, a Samsung realizará a primeira corrida da comunidade que será sediada em São Paulo. A iniciativa faz parte da Promoção Faz o Treino, um conjunto de desafios que têm como objetivo promover a saúde e bem-estar aos seus membros. Em parceria com a LIVE! Run XP, circuito de meia maratona, os membros da comunidade terão 20% de desconto no valor da inscrição. Os primeiros colocados das três modalidades da corrida ganharão um Galaxy S23 5G, um Galaxy Buds2 Pro e um Galaxy Watch6. Já os segundos e terceiros colocados receberão os fones de ouvido e o smartchwatch cada.
Leia mais: Enjoei reforça relacionamento com usuários com CX como pilar
Serviços além do produto
A Samsung Members é uma forma de expandir a experiência da Samsung para além dos aparelhos. Além das novidades e promoções exclusivas, os participantes da comunidade têm acesso a ferramentas de análises para checar as condições de seus dispositivos Galaxy, como os smartphones e smartwatches.
Assine nossa newsletter! Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente
Trata-se de uma forma de servitização, ou servicificação, conceito que define a oferta de serviços de forma a complementar a venda e o uso de produtos. Outra forma é a substituição da venda de produtos pelo formato de oferta de serviços. É o caso, por exemplo, dos serviços de streaming – em vez de comprar um filme, série ou um álbum musical, plataformas oferecem modelos de assinatura para consumir diferentes títulos.
Além de ampliar a experiência que o consumidor tem com o produto, complementando o uso com novas funcionalidades e interações, a servitização estimula a recorrência de uso e gera novas fontes de receita para a organização por meio da oferta de serviços e novas frentes de atuação. O resultado é a diferenciação no mercado, e a possibilidade de maior interação com o cliente e o aumento de sua satisfação com a marca.
Servitização já impacta a indústria
Segundo a consultoria Bain & Company, até 2030 as organizações fabricantes de maquinário venderão a maior parte de seus equipamentos como parte de um conjunto de soluções, incluindo softwares e serviços, reduzindo a participação de hardwares no resultado dos lucros. Em alguns setores, algumas empresas já geram cerca de 50% de faturamento e 100% de lucro por meio da oferta de serviços.
Além disso, empresas líderes de equipamentos estão aumentando seus investimentos em tecnologias digitais para acelerar a oferta de serviços. Ainda segundo levantamento da Bain & Company, mais de 40% das aquisições das fabricantes de máquinas possuem capacidades de software e tecnologia cloud – há dez anos, representavam menos de 20%.
Leia mais: Pão de Açúcar lança plataforma para gerar segmentação e fidelidade
Já um estudo do BCG, feito em parceria com a FlexFactory e a WHU – Otto Beisheim School of Management, analisou o conceito do “Production as a Service” (PaaS). Ou seja, a ideia de que até mesmo a produção fabril pode ser vendida como um serviço. Isso significa que, em vez de ter uma fábrica, as organizações podem fazer uma assinatura para utilizar o espaço e equipamentos.
Segundo o estudo, a adoção do modelo de PaaS pode ajudar as organizações em três objetivos estratégicos: fortalecer a resiliência operacional para abordar disrupções da cadeia de suprimentos, otimizar a resposta às demandas dos consumidores, e alcançar metas de sustentabilidade.
Assine nossa newsletter! Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente
Um mar de possibilidades
Diversas organizações já aplicam a servitização aliada a seus produtos. É o caso da Nike que, além de vender calçados e vestuários esportivos, oferece os aplicativos Nike Training Club e Nike Run Club. O primeiro oferece uma seleção de treinos como ioga, exercícios cardiovasculares e muscular criados por treinadores profissionais sob demanda. Além disso, oferece uma série de conteúdos sobre saúde e bem-estar educacionais e inspiracionais.
O segundo se trata de um monitoramento para corredores, acompanhando corridas e oferecendo uma visualização de informações como distância percorrida, batimento cardíaco, rota e ritmo. Ambos os aplicativos são compatíveis com smartwatches, o que contribui com a experiência para medir batimentos cardíacos e calorias gastas nos treinos. Além disso, a corrida monitorada pelo Nike Run Club é compartilhada com o Nike Training Club, armazenando o treinamento.
Já a Moleskine, criada em 1997, vende hoje muito mais do que seus icônicos cadernos com elástico e marca página de fita. Além de vender seu kit Smart Writing Set, que reproduz os escritos no papel para a tela do celular, a marca criou uma série de aplicativos para ajudar os clientes em diferentes aspectos da vida cotidiana.
É o caso do aplicativo Timepage, que oferece um calendário personalizado que ajuda com a organização da rotina. Já os apps Flow e Notes permite que usuários registrem desenhos e anotações no celular e no tablet. O Moleskine Balance Habits&Goals se trata de uma ferramenta de organização pessoal com lembretes e metas para a criação e manutenção de hábitos, além do monitoramento das práticas diárias.
Seja como for, as organizações podem encontrar nos serviços uma forma, não só de explorar novas formas de faturamento e de expansão no mercado, de gerar experiências mais ricas para seus consumidores. Uma comunidade de membros pode ter acesso a oportunidades únicas e exclusivas como uma corrida, descontos e novidades em primeira mão para adquirir novos produtos. Já aplicativos podem oferecer ferramentas para que clientes organizem suas vidas, criem hábitos e exercitem o corpo e a mente enquanto utilizam o produto principal da marca.
A tendência, liderada por empresas de tecnologia como Spotify, Netflix e Airbnb, permite novas possibilidade para organizações que estão buscando ampliar suas ofertas aos consumidores enquanto inovam e criam novos modelos de negócios.
+ NOTÍCIAS
Amazon impulsiona vendas de empreendedores
O que o consumidor realmente valoriza no seu negócio