Quando falamos em Taco, a nossa mente imediatamente nos remete ao México. Mas é no Texas que esse prato foi explorado de todas as formas e sabores possíveis. O painel “Tacos do Texas” mostrou um mergulho profundo na cultura culinária do estado da estrela solitária, como o Texas é conhecido. Uma cultura que pode se resumir na paixão desmedida pela costela de boi e pelo taco.
Jarod Neece e Mando Rayo, co-autores e apaixonados por tacos resolveram percorrer milhares de quilômetros (mais de 10 mil!) dentro do estado, percorrendo 10 cidades, experimentando mais de 500 variedades de tacos justamente para descobrir as tradições, histórias, receitas e personalidades por trás desse prato tão típico.
Há os tacos Tex-Mex, aquele clássico, com a concha crocante, há o New Americano, com as tortilhas na cor púrpura, o Piratas de Brownsville, o Laredo, com costela de boi e há variedades regionais, em Dallas, em Rio Grande, em San Antonio.
Jarod mostrou diversas receitas e dezenas de formas e texturas, bem como diferentes recheios que recriam a receita original do taco. Da básica tortilha de milho recheada com molho de avocado, carne moída, feijão, queijo, a jornada dos autores revelou uma viagem por novos sabores e pela capacidade de criação e de reinvenção.
Em uma nota anterior – o Festival que alimenta a mente – comentei sobre o apego do americano pela comida. Um livro dedicado à compreender e listar todas as variedades de taco existentes no Texas vai de encontro a esse relacionamento quase fetichista do americano com a comida. Abaixo você pode ver algumas dessas variedades.
Mas o que um painel sobre tacos faz em um evento como o SXSW? A culinária é, junto com a música, o cinema, a interatividade, uma forma legítima de expressão cultural. O taco tornou-se um símbolo que identifica o texano e também o individualiza. Cada região criou sua variedade deste prato como forma de reafirmar uma tradição local e reforçar a cultura regional. No Texas, taco é vida. E representa a virtude de pensar diferente, de recriar e de inovar tão valorizada pelos participantes do SXSW.
*Jacques Meir é Diretor de Conhecimento, Conteúdo e Comunicação do Grupo Padrão