O Rock in Rio foi um sucesso no palco, e também de experiências. As marcas que patrocinaram o evento ficaram registradas na memória e das imagens compartilhadas nas redes sociais. O engajamento nos sete dias de festival foi monitorado pela Buzzmonitor através das milhares de fotos compartilhadas nas redes sociais. Afinal, nas redes sociais, as imagens são peça-chave
do storytelling entre marcas e clientes.
O monitoramento de social listening usou a metodologia Brand Logo Detection para identificar quando e como as marcas que participaram do Rock in Rio apareceram nas redes sociais, especificamente no Instagram. Assim, foi possível descobrir como os usuários se relacionaram com as marcas durante o evento.
A análise e categorização da base de imagens coletadas foi feita via algoritmo, a partir dos dados categorizados. Foram monitorados pela Buzzmonitor os termos #rockinrio, #rockinrio2022, #rockinriobrasil, #rir22, #rir2022. Um dos aspectos que mais se destacou no levantamento foi o valor das experiências dentro do festival, que há muito tempo significa mais do que música no palco.
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Para este estudo, foram levantadas imagens publicadas no feed do Instagram e coletadas através da Buzzmonitor, utilizando as hashtags oficiais do evento. A audiência do evento foi de 700 mil pessoas e cerca de 25% do público (178.721) postou alguma imagem com as hashtags oficiais do Rock in Rio. Nestas 178 mil imagens trabalhadas há a soma de 1.677.292 elementos identificados, sendo:
- 1.611.804 elementos como peças de roupas, acessórios, partes do corpo humano, partes do cenário como árvores, céu, palco, etc
- 47.530 registros de emoções como felicidade, sorriso, risada
- 18.754 logotipos de marcas patrocinadoras ou apoiadoras do evento
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Brand Experience ganhou corações e fotos do Rock in Rio
As ações de brand experience viraram protagonistas da construção de relacionamento das marcas com os consumidores das que se tornaram as “queridinhas” na preferência dos estrategistas de marketing, alcançaram o topo na régua de investimentos para relacionamento com os consumidores e são fundamentais no processo de construção das marcas.
Em eventos que movimentam uma grande audiência e são focados na experiência, como o Rock in Rio, os elementos contidos nas imagens nos ajudam a revelar muitos insights. O Rock in Rio conseguiu oferecer, dentro e fora dos palcos da Cidade do Rock, o que as marcas mais desejam: exposição, credibilidade, segurança e reputação.
A Buzzmonitor baseou o levantamento com base no total de aparições de logotipos. Se em uma imagem aparecerem 2 ou mais logotipos foram considerados os números de aparições e não de imagens. Foram consideradas 100% das aparições dos logos nas fotos, independente do nome da marca ter aparecido ou não dentro do conteúdo do texto do post.
O Itaú foi líder de conversas na primeira semana do festival. Teve a ajuda do TikTok pra isso, que além de escalar os artistas da arena mencionados, também participou pela 1ª vez do festival.
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Engajamento das marcas provoca mídia espontânea
A edição 2022 do Rock in Rio gerou R$111 milhões em mídia espontânea para as marcas presentes, segundo índices da IQEM-V (Índice de Qualidade e Exposição nas Mídias – Valorado).
As mídias sociais contribuíram muito para esse boca a boca e para entender quais marcas estiveram mais presentes nas imagens do festival e estilo usado pelos seus frequentadores, conduzimos um estudo de Brand Logo Detection.
Foram identificadas marcas, pessoas, objetos, animais e outros elementos em fotos e vídeos. Houve quase 179 mil publicações publicadas no Instagram com as hashtags do Rock in Rio entre 02 e 12 de setembro deste ano.
A metodologia se baseia na aplicação de algoritmos de inteligência artificial para o tratamento de imagens e vídeos, permitindo assim o processamento rápido e preciso de grandes bancos de dados de imagens.
As marcas que souberam trabalhar sua identidade alinhada às experiências se destacaram. Instalações, como a roda gigante do Itaú, a oca futurista e sensorial da Natura e o espaço Biosfera da Heineken conquistaram o público, que registrou o encantamento. Assim como as ativações da interação com metaverso da Coca-Cola e o espaço interativo e a distribuição de brindes da KitKat.
Segundo a Buzzmonitor, as marcas mais presentes nas fotos do público foram o Itaú (3,07%), seguido de KitKat (2,25%) e Coca-Cola (1,15%). Em comum, todas trouxeram o contato com a marca através de experiências. Isso porque as marcas que criaram estruturas atraentes e ‘instagramáveis’ envolveram especialmente o público do festival.
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