Pesquisar
Close this search box.
/
/
Marcas que promoveram experiência brilharam no Rock in Rio

Marcas que promoveram experiência brilharam no Rock in Rio

Buzzmonitor fez mapeamento para descobrir como usuários se relacionaram com marcas no festival

O Rock in Rio foi um sucesso no palco, e também de experiências. As marcas que patrocinaram o evento ficaram registradas na memória e das imagens compartilhadas nas redes sociais. O engajamento nos sete dias de festival foi monitorado pela Buzzmonitor através das milhares de fotos compartilhadas nas redes sociais. Afinal, nas redes sociais, as imagens são peça-chave
do storytelling entre marcas e clientes.

O monitoramento de social listening usou a metodologia Brand Logo Detection para identificar quando e como as marcas que participaram do Rock in Rio apareceram nas redes sociais, especificamente no Instagram. Assim, foi possível descobrir como os usuários se relacionaram com as marcas durante o evento.

A análise e categorização da base de imagens coletadas foi feita via algoritmo, a partir dos dados categorizados. Foram monitorados pela Buzzmonitor os termos #rockinrio, #rockinrio2022, #rockinriobrasil, #rir22, #rir2022. Um dos aspectos que mais se destacou no levantamento foi o valor das experiências dentro do festival, que há muito tempo significa mais do que música no palco.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Para este estudo, foram levantadas imagens publicadas no feed do Instagram e coletadas através da Buzzmonitor, utilizando as hashtags oficiais do evento. A audiência do evento foi de 700 mil pessoas e cerca de 25% do público (178.721) postou alguma imagem com as hashtags oficiais do Rock in Rio. Nestas 178 mil imagens trabalhadas há a soma de 1.677.292 elementos identificados, sendo:

  • 1.611.804 elementos como peças de roupas, acessórios, partes do corpo humano, partes do cenário como árvores, céu, palco, etc
  • 47.530 registros de emoções como felicidade, sorriso, risada
  • 18.754 logotipos de marcas patrocinadoras ou apoiadoras do evento

Leia Mais: O Rock in Rio não seria o mesmo sem as ativações das marcas

Brand Experience ganhou corações e fotos do Rock in Rio

As ações de brand experience viraram protagonistas da construção de relacionamento das marcas com os consumidores das que se tornaram as “queridinhas” na preferência dos estrategistas de marketing, alcançaram o topo na régua de investimentos para relacionamento com os consumidores e são fundamentais no processo de construção das marcas.

Em eventos que movimentam uma grande audiência e são focados na experiência, como o Rock in Rio, os elementos contidos nas imagens nos ajudam a revelar muitos insights. O Rock in Rio conseguiu oferecer, dentro e fora dos palcos da Cidade do Rock, o que as marcas mais desejam: exposição, credibilidade, segurança e reputação.

A Buzzmonitor baseou o levantamento com base no total de aparições de logotipos. Se em uma imagem aparecerem 2 ou mais logotipos foram considerados os números de aparições e não de imagens. Foram consideradas 100% das aparições dos logos nas fotos, independente do nome da marca ter aparecido ou não dentro do conteúdo do texto do post.

O Itaú foi líder de conversas na primeira semana do festival. Teve a ajuda do TikTok pra isso, que além de escalar os artistas da arena mencionados, também participou pela 1ª vez do festival.

Leia Mais: Engajamento: saiba o que é e como conquistá-lo para a sua empresa

Engajamento das marcas provoca mídia espontânea

A edição 2022 do Rock in Rio gerou R$111 milhões em mídia espontânea para as marcas presentes, segundo índices da IQEM-V (Índice de Qualidade e Exposição nas Mídias – Valorado).

As mídias sociais contribuíram muito para esse boca a boca e para entender quais marcas estiveram mais presentes nas imagens do festival e estilo usado pelos seus frequentadores, conduzimos um estudo de Brand Logo Detection.

Foram identificadas marcas, pessoas, objetos, animais e outros elementos em fotos e vídeos. Houve quase 179 mil publicações publicadas no Instagram com as hashtags do Rock in Rio entre 02 e 12 de setembro deste ano.

A metodologia se baseia na aplicação de algoritmos de inteligência artificial para o tratamento de imagens e vídeos, permitindo assim o processamento rápido e preciso de grandes bancos de dados de imagens.

Conheça o Mundo do CX

As marcas que souberam trabalhar sua identidade alinhada às experiências se destacaram. Instalações, como a roda gigante do Itaú, a oca futurista e sensorial da Natura e o espaço Biosfera da Heineken conquistaram o público, que registrou o encantamento. Assim como as ativações da interação com metaverso da Coca-Cola e o espaço interativo e a distribuição de brindes da KitKat.

Segundo a Buzzmonitor, as marcas mais presentes nas fotos do público foram o Itaú (3,07%), seguido de KitKat (2,25%) e Coca-Cola (1,15%). Em comum, todas trouxeram o contato com a marca através de experiências. Isso porque as marcas que criaram estruturas atraentes e ‘instagramáveis’ envolveram especialmente o público do festival.


+ Notícias

Como antecipar tendências: olhe para além do óbvio

É possível transformar redes sociais em redes de experiência

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]