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O papel dos serviços de qualidade na construção de oportunidades

O papel dos serviços de qualidade na construção de oportunidades

Empresas destacam-se ao enfrentar os desafios impostos pelo mercado e pelos consumidores com inteligência e foco na experiência

   Transformação digital, aumento da competitividade global e consumidores mais exigentes não devem ser o motivo de preocupação para as empresas, mas sim o combustível para inovar e surpreender o cliente. Mas, como encarar de forma positiva tais desafios? Para criar novas oportunidades de mercado e, mais do que isso, conquistar a preferência do consumidor, é preciso compreender como são percebidos os serviços de qualidade e os fatores que constituem uma experiência excelente.

   Nesse processo, o primeiro e mais importante passo é o planejamento. Só será possível estruturar serviços de qualidade a partir de um profundo conhecimento sobre o público. Assim, torna-se possível criar relacionamentos de valor, nos quais as duas partes (empresa e cliente) estejam engajadas. Fernanda Strumendo, gerente de Vendas e Marketing da Bosch Service Solutions, tangibiliza essa estratégia: “Os períodos de pesquisa de empatia, estudo de mercado e prototipagem da persona são primordiais para o desenho do que será uma jornada interessante, baseada em atender às expectativas e superá-las”, explica.

   Em paralelo, é necessário ter em mente o que o consumidor percebe como uma experiência excelente. Leticia Passos, executiva de Vendas da Bosch Service Solutions, define como “uma experiência em que o cliente consegue solucionar sua demanda ou alcançar seu objetivo, por meio do canal desejado, na hora que quiser e no menor tempo possível, com clareza e coerência”. E ressalta: “agilidade não é sinônimo de qualidade; disponibilidade, eficácia e assertividade sim”. 

   A partir desses conhecimentos, busca-se a combinação ideal entre pessoas, processos e tecnologia. Uma integração equilibrada entre essas três frentes tem a capacidade de aumentar a qualidade do atendimento e do relacionamento digital.

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INGREDIENTES DE UM ATENDIMENTO EFICIENTE

   Um contact center bem-estruturado conta com uma equipe treinada e preparada para manter uma comunicação atenta e personalizada (pessoas), além de estratégias sólidas que acompanham o comportamento do consumidor (processos) e automação, CRM e autoatendimento (tecnologia). Ao aplicar tais elementos aos diversos canais de uma empresa, de forma unificada, aumenta-se a produtividade e cria-se a oportunidade de construção de uma jornada única. 

   “Na Bosch, usamos estratégias que geram valor no relacionamento do cliente com a marca e vão além do que está no manual de respostas pré-prontas. Nossos atendentes estão aptos a manter uma comunicação atenta e personalizada para que o cliente se sinta acolhido enquanto busca uma solução para seu problema”, afirma Fernanda. 

   Leticia completa: “Aplicamos também o Service Design como peça-chave no desenho da solução de atendimento. Com essa metodologia, empregamos uma visão consultiva para que, com a tecnologia, possamos dar ao cliente na ponta mais autonomia sobre a resolução e, claro, rapidez, agilidade e eficiência. Entendemos que a tecnologia de ponta é capaz de potencializar relacionamentos que só as pessoas podem criar”. 

   Esses ingredientes são encontrados no amplo portfólio do segmento Experiência do Cliente da Bosch. Entre os serviços de atendimento está o gerenciamento completo das demandas simples e complexas por meio de todos os canais de contato, como voz, chat, e-mail, portais, e-commerces e redes sociais. Há, também, os complementares e estratégicos como: monitoria de qualidade, gestão e retenção de clientes, vendas, trade marketing, monitoramento de redes sociais e ferramentas de omnicanalidade – todos baseados em tecnologia. 

TECNOLOGIA É A BASE DOS SERVIÇOS DE QUALIDADE

   Com foco nos resultados, a Bosch acredita que as tecnologias responsáveis por tornar o atendimento digital eficaz estão baseadas em três pilares:

Tecnologias que tornam o fluxo mais ágil, como RPA para automação de processos. 

Tecnologias que ajudam na organização do negócio, como softwares de CRM. 

Tecnologias que possibilitam o autoatendimento, como os chatbots. 

   Além disso, como a experiência do cliente está em constante evolução, já existe uma visão do que está por vir nos próximos anos. “Falamos muito sobre AIoT, que é a combinação de inteligência artificial com internet das coisas. Dessa forma, podemos dizer que a transmissão de dados auxiliará, cada vez mais, no atendimento digital, uma vez que as ‘coisas conectadas’ já fornecerão informações prévias para tomadas de decisão em curto prazo e antecipação de demanda, visão de mercado, mudança de estratégias e até mesmo prevenção. Quando se trata de relacionamento, cada vez mais pessoas estão acostumadas a contar com essa conectividade diária para todas as áreas da vida”, afirma Leticia Passos. 

   Dessa forma, acompanhando os desafios dos cenários macro e micro do mercado e buscando soluções para enfrentá-los de forma inteligente, constroem-se serviços de qualidade que colocam uma empresa no topo das escolhas do consumidor.

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
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