Pesquisar
Close this search box.
O encantamento é phygital

O encantamento é phygital

Sergio Borriello, CEO da Pernambucanas, revela estratégia da empresa que, a partir de diferentes canais, envolve os vários perfis de cliente

   O varejo tem passado por muitos desafios desde 2020, com a chegada da pandemia de COVID-19, o fechamento das lojas e a consequente familiarização do consumidor com o digital. As transformações ocorridas no período impactaram fortemente a forma como o consumidor compra: há uma crescente variedade de canais que devem ser orquestrados com cuidado para que o cliente fique verdadeiramente encantado e engajado. A Pernambucanas desenvolveu diferentes iniciativas em resposta a esse novo cenário.  

   Em sua mais recente iniciativa, a empresa passou a oferecer produtos e marcas exclusivas nos canais digitais e iniciou um canal próprio de venda de roupas usadas. Sergio Borriello, CEO da Pernambucanas, garante que os canais digitais, integrados às mais de 480 lojas da Pernambucanas, integram um ecossistema completo de relacionamento e são importantes para o fortalecimento da conexão com os clientes.

   Conheça mais sobre a estratégia da Pernambucanas na entrevista com o CEO, Sergio Borriello.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONSUMIDOR MODERNO – Como você avalia o conceito de customer experience nas estratégias atuais da Pernambucanas? Esse movimento de trazer novas marcas e serviços digitalizados passa pela busca de maior entendimento e predileção dos clientes sobre novas experiências de consumo?

SERGIO BORRIELLO – Fazemos parte do varejo brasileiro há 114 anos, e o relacionamento próximo e humano nos possibilitou, ao longo desse tempo, conhecer o cliente em profundidade. Sabemos sobre suas preferências, suas necessidades e seus desejos e oferecemos um ecossistema completo para que ele tenha a autonomia de construir sua própria jornada de compra, integrando os canais e serviços mais adequados ao seu perfil. Ao trazermos novas marcas e categorias de produto no app e site, conseguimos equalizar a oferta com a procura, ou seja, disponibilizar o tipo de produto alinhado ao canal específico. Tudo isso baseado em dados, inteligência e estratégia. Aqui, apostamos no phygital, que integra o melhor dos universos físico e digital, para construir um hub de experiência, de entrega de produtos, acesso ao crédito e diversos outros serviços para que estejamos, cada vez mais, presentes no dia a dia de nossos consumidores. 

CM – Como você enxerga hoje o cliente da Pernambucanas? Esse público se ampliou e se diversificou? 

SB – Sim, podemos dizer que o perfil de nossos clientes foi se ampliando ao longo do tempo. Há cerca de dez anos eram, na maioria, mulheres entre 45 e 55 anos, e depois desse período, especialmente em função do digital, a maioria de nossos clientes era composta por mulheres de 25 a 60 anos. Mas é importante ressaltar que somos uma marca absolutamente inclusiva; não excluímos ninguém. Há muito tempo, tínhamos uma famosa frase que usávamos em materiais de publicidade que era “onde todos compram”, ou seja, é o local da família brasileira. E isso se mantém até hoje. Nosso portfólio completo, que vai desde vestuário feminino, masculino, infantil, bebês até itens de lar, beleza, eletroportáteis, telefonia e informática, demonstra a diversificação de nosso público. Temos o grande desafio de levar a nossa marca e a nossa tradição às novas gerações, e o digital tem um papel importante nisso. Vale reforçar que a ampliação física da empresa, por meio do plano de expansão, tem possibilitado estarmos presentes em mais locais, muitas vezes retornando a Estados em que a marca já atuou, o que nos dá a possibilidade de resgatar essa memória afetiva dos clientes e construir novas memórias com os mais jovens. 

Apostamos no phygital, que integra o melhor dos universos físico e digital, para construir um hub de experiência, de entrega de produtos, acesso ao crédito e diversos outros serviços

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CM – Qual é o ponto de partida, num varejo tão competitivo como o do Brasil, para novas estratégias também engajarem um público tão diversificado?

SB – Apostamos em importantes diferenciais que temos. Um deles é a nossa história centenária que se mistura com a história do nosso País. Além disso, o nosso relacionamento sempre próximo, humano e caloroso com os clientes, que faz com que possamos entender e oferecer o que eles precisam. E tudo isso ancorado em uma estratégia phygital que, alinhada a uma política de crédito diferenciada, nos possibilita engajar e fazer sempre parte do dia a dia de nossos clientes. Por fim, vale reforçar que nossa cultura de atendimento é baseada em feedbacks constantes. Eles são classificados por meio do Net Promoter Score (NPS), uma pesquisa de satisfação enviada por WhatsApp, assim que os clientes finalizam uma compra nas lojas físicas. O acumulado do ano está em 78, que é considerado uma zona de excelência. Os resultados apurados podem ser vistos diariamente, permitindo que os gerentes e os times das lojas adotem ações de melhoria já no dia seguinte, corrigindo o que não foi satisfatório. Dessa forma, seguimos aprimorando essa relação, que para nós é o centro de tudo.

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]