Prefixo 0303: novas formas de vender impulsionam a experiência
- Por Larissa Godoy e Larissa Sant'Ana
- 4 min leitura
A queda nos atendimentos de ligações de telemarketing ativo, após o estabelecimento do prefixo 0303, deixa evidente que esta estratégia de vendas estava distante do que representa uma boa experiência. Agora, ao reconhecer a chamada indesejada, o consumidor opta por não atender. Este cenário acaba potencializando vendas mais qualificadas e impulsionando a qualidade da experiência do cliente.
Mais do que nunca, é necessário compreender o momento e os desejos do consumidor para buscar alternativas eficientes de contato. O desafio é construir estratégias que o levem a querer, de fato, se relacionar com a empresa. Nesse sentido, Bruna Veríssimo, head de Novos Mercados da Callink, afirma que há uma oportunidade para fazer uma imersão na jornada do cliente com o objetivo de definir novas estratégias e canais de abordagem.
O digital desponta ainda mais forte na estratégia de crescimento e relacionamento. Bruna Veríssimo explica: “Oferecer canais diferentes de atendimento é essencial para manter a força da empresa no mercado diante da concorrência e criar uma experiência positiva para o cliente. Nesse momento, a esteira digital ganha ainda mais espaço, não mais como um complemento da estratégia, mas como parte crucial do processo de abordagem e engajamento das empresas. Com ela, é possível operar com as mais diversas estratégias – engajamento de base, carrinho abandonado, vendas digitais, pesquisa de NPS, entre outras”, afirma a executiva.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
ESTEIRA DIGITAL PARA VENDAS
Vender passa a ser o resultado de uma sequência lógica de abordagens, desenhadas de forma personalizada a partir do uso inteligente de dados e do entendimento das necessidades de cada cliente. O telemarketing tradicional cede espaço ao inbound sales.
No lugar das ligações indesejadas, o vendedor passa a atuar de maneira consultiva, focando as dores, as necessidades e os objetivos de cada lead em potencial. “Ao privilegiar a jornada de compra do cliente, as equipes conduzem a oportunidade desde a etapa de conhecimento até a compra de uma forma leve e natural, sem interrupções”, diz Bruna Veríssimo.
As abordagens digitais também permitem monitoramento e controle do desempenho da equipe de vendas em cada ponto da jornada. A partir dos dados gerados, é possível detectar pontos de melhorias na experiência oferecida de forma precisa e ágil.
Para que essa estratégia seja de fato eficiente, é necessário que toda a empresa esteja voltada para o cliente. “Na Callink, por exemplo, temos um time composto por profissionais multidisciplinares com experiência em mídias digitais, BI, analytics, curadoria e UX, capaz de realizar uma imersão nas operações para entender as oportunidades, propor as automações digitais e garantir uma melhoria contínua dessas ações”, enfatiza Bruna Veríssimo.
Dessa forma, o prefixo 0303 leva a um processo de reinvenção no mercado que coloca a experiência em primeiro lugar. Ganham os consumidores e também as empresas que melhor se adaptarem às mudanças.
O que é prefixo 0303?
Ao entender a insatisfação do consumidor brasileiro com a grande quantidade de chamadas telefônicas indesejadas e com a insistência na oferta de produtos e serviços por parte de algumas empresas, a Anatel estabeleceu o prefixo 0303 para o serviço de telemarketing ativo. Assim, o consumidor passa a ter a capacidade de reconhecer uma ligação de vendas e a autonomia de atendê-la ou não.
O prefixo faz parte de um número telefônico chamado “código não geográfico”, que possui 11 dígitos e é único em todo o País. Vale apenas para chamadas de telemarketing, de telefonia fixa ou aparelho celular, com a oferta de produtos e serviços. Atividades como cobrança, centro de atendimento e robocalls não estão incluídas na regra.
Recomendadas
+ CONTEÚDO DA REVISTA
Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244