Pesquisar
Close this search box.
De monocliente a parceiro estratégico: A evolução da Tahto no mercado

De monocliente a parceiro estratégico: A evolução da Tahto no mercado

Em 18 meses de abertura para o mercado, a Tahto conquistou 15 empresas-clientes a partir da estratégia de fazer um trabalho consultivo para entregar soluções

   Depois de 15 anos como empresa monocliente, atendendo e construindo soluções – que vão desde sistemas de Contact Center até serviços de BPO, como gestão de frotas, chegou a hora de a Tahto se abrir para o mercado. A partir de uma reestruturação, a empresa utilizou todo o know-how que já possuía para colocar em prática a estratégia de fazer um trabalho consultivo e entregar soluções personalizadas. Com isso, em apenas 18 meses, conquistou 15 novas empresas-clientes. 

Luís Ricardo Ferreira, 
CEO da Tahto

   “Sempre tivemos excelência operacional e foco em soluções, mas voltados apenas para um cliente, que era a Oi. Isso nos deu um subsídio muito forte para ir ao mercado com uma consciência operacional capaz de desenvolver as mais diversas e eficientes soluções. O nosso desafio foi entender como seria possível escalar, para os novos clientes, os vários cases que já tínhamos. Para isso, passamos por uma grande reformulação”, conta Luís Ricardo Ferreira, CEO da Tahto. 

   Nesse sentido, o plano de abertura para o mercado envolveu desde uma reestruturação da governança da empresa até a reformulação de áreas e a criação de novas diretorias. Ganharam maior investimento as áreas de Customer Experience (CX), Marketing, Novos Negócios e Operações – com atendimento dedicado a novos clientes, a quem chamamos de Multissetor – e Tecnologia. O objetivo principal era fortalecer todas as cadeias de relacionamento com o cliente para entregar valor. 

   A partir da combinação de profissionais que já conheciam muito bem a empresa e de novas contratações que trouxeram a visão do mercado, a Tahto se viu pronta para a nova fase. “Conquistamos um equilíbrio para manter o que a empresa já tinha conquistado e, ao mesmo tempo, trazer um novo ar de provocação. Tínhamos capacidade produtiva e de criação que estava contida, e a possibilidade de fazer diferente engajou a todos”, afirma Luís Ricardo. 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DNA de dono

   O que não mudou em toda a reestruturação foi o mindset de viver o dia a dia do cliente, se envolver nas operações e buscar entender a jornada para sugerir e criar as soluções com assertividade. “Acreditamos que o foco está em conhecer o cliente – e a sua cultura – e entender quais são as suas dores, para conseguir entregar valor. Lá atrás, o nosso diferencial era conhecer profundamente a cultura do nosso único contratante, e é isso que a gente aplica também para os novos clientes. Temos o olhar de dono incorporado”, explica Flavio Carvalho, diretor de Experiência do Cliente e Qualidade da Tahto. 

   Todo o processo de conhecimento do cliente envolve diferentes áreas de forma conjunta. Luiz Antonio Angeiras (Lula), diretor de Desenvolvimento de Negócios e Parcerias da Tahto, explica que o approach comercial com conhecimento de causa – que envolve as áreas de CX, de Tecnologia, de Projetos e de Pré-vendas – para desenvolver um plano de ação completo é o que aproxima a empresa da linguagem do cliente e a diferencia do padrão adotado pelo mercado.  

   O executivo dá um exemplo disso na prática. “Fomos desafiados por uma ISP a automatizar alguns processos. Então, sete pessoas formaram uma equipe multifuncional e passaram uma semana vivenciando a operação da empresa. Depois de 40 dias, a gente tinha um material de 64 páginas com recomendações, fluxos mapeados, melhores práticas. A partir dessa contratação pontual, inserida no nosso portfólio consultivo, a empresa avalia as oportunidades e melhorias sinalizadas para a tomada de decisão, que pode envolver a contratação de escopo mais abrangente e dar sequência ao projeto ou não. É nesse modelo que gostamos de trabalhar”, conta.

   Nesse sentido, de entender o negócio do cliente e se aprofundar nele, a Tahto ganha uma versatilidade para trabalhar com diferentes tipos de setores e operações. Atualmente, possui na carteira de clientes empresas de telecom, finanças, e-commerce, varejo, saúde, entretenimento, turismo e operações de satélite. 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

O lado da tecnologia

   Todo esse processo é apoiado pela tecnologia, que é vista como um meio para criar soluções, e não como o principal fator para o desenvolvimento de um projeto. “O mercado fala muito sobre omnicanalidade, bots, Inteligência Artificial… Nós temos todas essas tecnologias disponíveis, mas o cliente realmente precisa disso? O grande sucesso para a experiência do cliente está em entender a jornada do negócio e o objetivo dela para desenhar a melhor solução”, afirma Rosemiro de Melo, diretor de TI da Tahto.

   Dessa forma, a área de TI trabalha a partir da visão de produto e de negócio, utilizando tanto soluções proprietárias quanto as que estão disponíveis no mercado. A partir da definição do projeto, os colaboradores envolvidos são treinados para utilizar a tecnologia, acompanhar os KPIs e entregar os resultados esperados. 

   “Entendemos que a melhor solução é aquela que equilibra a necessidade dos consumidores, das empresas e os custos. Muitas vezes, soluções caras, consideradas hype no mercado, não entregam o que a empresa realmente precisa. Nosso dever é acompanhar as tendências para fazer as análises corretas e ganhar assertividade”, alerta Rosemiro.

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]