A revolução do mercado com o padrão de consumo da nova geração

A revolução do mercado com o padrão de consumo da nova geração

Fundadora da consultoria de tendências DEZON

   Os padrões de comportamento de jovens que nasceram expostos às interfaces digitais são parte do meu objeto de estudo há quase dez anos – assunto que também abordei em matérias para a CM. Por crescerem acompanhados dos avanços tecnológicos, eles foram batizados de “Nativos Digitais”. Muitos, desde cedo, foram confrontados com questões ambientais e, por isso, costumavam ser nomeados “Nativos Ecológicos” e, mais recentemente, Geração Zero, visto que a conscientização é parte de suas rotinas. Crises e debates ambientais impactam diretamente seus futuros. Eles se importam e se responsabilizam pelo tema com afinco, cobrando respostas e esforços para alcançarmos o zero: lixo, impacto e enrolação de autoridades. 

   Termos já discutidos como verdadeiro materialismo, hiperecologia e manifesto lixo zero ganham mais alcance. É inspirador ver quantas iniciativas emergem com o intuito de reinventar sistemas e processos. Muitas nascem dos jovens ambientalmente preocupados, visto que agem com pragmatismo e exigem que marcas e empresas façam o mesmo em seus modelos de negócio. Eliminar o descarte, repensar os métodos, exterminar a obsolescência programada e investir no ecodesign – da produção à distribuição – são algumas das cobranças. 

PUBLICIDADE

   Pesquisas realizadas em 2020 analisaram mudanças de hábitos, valores e perspectivas dos jovens. A consultoria Morning Consult constatou que 85% deles acreditam que o futuro será determinado a partir de suas escolhas; o Business Wire9, publicado pela First Insight, pontuou que a Geração Z está disposta a pagar um valor maior por produtos sustentáveis; já a YouGov mediu o interesse dos jovens pela política. O resultado: 75% dos Nativos estão mais preocupados em consumir marcas que exaltem propósito em vez de debates políticos. Esta geração disruptiva entende que seus gastos somam vontade de consumo com desejo por mudanças.

   O crescimento de ações que denunciam práticas destrutivas é notável. Além de marcas, ONGs e instituições, a Geração Zero participa de (e cria) iniciativas inovadoras para ampliar soluções, (re)modelando não só os padrões de consumo, mas, também, a conscientização ambiental e humanitária. A sueca Greta Thunberg é uma das principais ativistas ambientais desta turma. Somam-se a ela as brasileiras Artemisa Xakriabá, que atua contra a devastação da floresta amazônica, e Catarina Lorenzo, reconhecida internacionalmente por denunciar quatro países, além do Brasil, no Comitê da ONU sobre os Direitos das Crianças devido à poluição. 

   Só a verdadeira curiosidade, aliada à criatividade e à coragem, fomentará mudanças promissoras. Em vez de autoridades ou organizações, são os jovens que se posicionam com grandes promessas de esperança para o amanhã. 

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]