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OS RITUAIS DO “NOVO NORMAL”: COM A PANDEMIA, SURGE UM NOVO MODO DE INTERAGIR E CONSUMIR

OS RITUAIS DO “NOVO NORMAL”: COM A PANDEMIA, SURGE UM NOVO MODO DE INTERAGIR E CONSUMIR

Dois meses de isolamento social se passaram. Enquanto profissionais da saúde e trabalhadores essenciais colocam suas vidas em risco, muitos de nós – executivos, gerentes de marketing, especialistas – vivemos uma maratona digital, entre videoconferências, e‑mails, planos de contingência e encontros virtuais com amigos e familiares. O Zoom (ou outra plataforma semelhante) se tornou o escritório, a mesa de bar, o divã do terapeuta, a escola das crianças e a sala de ginástica.

Agora, após o choque inicial por tudo o que está acontecendo, um “certo” equilíbrio melancólico paira no ar. Com ele, os efeitos colaterais comportamentais da pandemia surgem. Entre a esperada fadiga emocional e o sentimento de luto pelo mundo que conhecíamos, alguns sintomas inesperados também acontecem. Enquanto muitos estavam certos de que o ambiente on-line seria frio e asséptico, ironicamente, a tecnologia se prova um salvador disfarçado. As videoconferências se tornaram um novo espaço seguro de pertencimento, compartilhamento e vulnerabilidade.

É evidente que fazem falta aos nossos sentidos os abraços, o cheiro de café na padaria, o calor do carro estacionado no sol; assim como o músculo ocular e as dores de cabeça indicam o cansaço físico após horas em frente às telas.

Porém, nesses espaços, retomamos a conexão humana e os rituais tão essenciais na vida em sociedade. Em relação ao consumo, gastamos de forma mais conservadora e com mais consciência, buscando suportar o comércio local. Como já postulava Durkheim: “a interação ritual gera as emoções que estão na base da vida social. O domínio da consciência coletiva, a experiência do grupo em si mesmo como um grupo, não é uma mera combinação de consciência individual, mas uma forma sui generis de consciência. Esse domínio da vida social gera ´sentimentos, ideias e imagens que seguem a sua própria lei quando nascem´. A sociedade não se baseia na propensão e capacidade do indivíduo. Em vez disso, os símbolos são formados na interação social e depois utilizados pelos indivíduos”.

Nesse novo mundo e modo de interagir, retomamos a sensação de controle. Agendamos os horários, entramos e saímos dos mais diversos ambientes em um clique, somos mais diretos e ouvimos mais – os cortes na conexão da internet nos lembram a sábia regra, frequentemente esquecida antes da pandemia: quando alguém fala, os demais escutam.

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
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Daniela Calvo
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Érica Issa
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NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
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Editora-assistente
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Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
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CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
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A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

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