Omnicanalidade, sistemas de CX e um Brasil de experiências

Omnicanalidade, sistemas de CX e um Brasil de experiências

   Desde o surgimento do Serviço ao Atendimento ao Consumidor (SAC) até a disseminação do conceito de omnicanalidade, surgiram muitas regras, conceitos e práticas consideradas ideais para a experiência do cliente. Muitos desses princípios, entretanto, não se consolidaram – seja por não serem aplicáveis na realidade, seja por não corresponderem às reais necessidades do consumidor.

   Mas como as empresas, que sempre buscam estar em dia com todas as tendências, podem diferenciar o que é permanente do que é transitório? Observar o comportamento do cliente, apostar no diálogo com outras organizações, observar a história e, é claro, acompanhar fontes de credibilidade são opções nesse sentido. É por isso que a Consumidor Moderno, sempre à frente de seu tempo, traz agora a seguinte provocação: será que a omnicanalidade realmente veio para ficar? Mais do que isso, será que ela realmente veio?

   A criação de sistemas de Customer Experience, em detrimento da adoção desenfreada de canais (que custam tempo e recursos financeiros para serem de fato integrados) surge como uma solução mais inteligente, estratégica e benéfica a todos os stakeholders. Ser detentor do próprio ambiente tecnológico e, dentro dele, estruturar todas as etapas da jornada do cliente é a estratégia indicada como ideal. Para isso, é preciso ter o cliente como centro do negócio: deve ser ele o ponto de partida de toda decisão.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

   Porém, esse não é, nem de longe, o único desafio a ser enfrentado pelas empresas. Além de um consumidor mais exigente do que nunca, elas encararão uma nova realidade diante da expansão do 5G. Do ponto de vista regulatório, há o novo Decreto do SAC, que também dispõe sobre a omnicanalidade, mas deixa vagos diferentes pontos que, com certeza, trarão preocupações principalmente para os setores regulados. 

   O alento vem quando olhamos para a cobertura do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente que, década após década, reforça a capacidade das empresas brasileiras em entregar o que há de mais excepcional para o consumidor: os resultados emocionam pois, independentemente do contexto, eles provam que é possível ser cada vez melhor.

   Não é por acaso, portanto, que o CONAREC, ao completar 20 anos, trará o tema “CX Made in Brazil: mais conectado, mais inteligente, mais humano”. No maior evento sobre relacionamento do mundo, celebraremos a experiência que, modéstia à parte, só o brasileiro sabe construir e entregar. Assim, lembraremos: seja qual for o próximo desafio, é sempre tempo de celebrar.  

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]