Os desafios das vendas e o prefixo 0303
- Por Marcelo Brandão
- 4 min leitura
Com o tema “Desligou e foi para o digital: como crescer as vendas apesar da obrigatoriedade do prefixo 0303”, o Coffee & Insights, evento realizado pela Consumidor Moderno, com o apoio da Alldesk, analisou o uso obrigatório do prefixo 0303 nas ligações realizadas para clientes pelas empresas de telemarketing, além das tendências e dos desafios em Customer Experience que impactam diretamente o mercado de relacionamento com clientes. O evento destacou a digitalização como principal impulsionador nesse contexto.
Como ponto de partida, Livia Schramm, head de Marketing e Vendas da Alldesk, empresa de BPO especializada em CX, entende que o prefixo 0303 vai acelerar algo que já era necessário. “Empresas que hoje já lidam de forma mais digital com seus clientes já estão bem à frente desse momento. Para outras, é um momento de renovação na abordagem de seus clientes.”
Lucas Emanuel, especialista em Marketing Digital da Alldesk, também destacou essa transformação nas operações internas das empresas. “Com certeza, será um potencializador de vendas mais qualificadas”, diz.
Para Carolina Fonseca, coordenadora do BTG Pactual, o desafio é “o tempo do cliente”. “Temos que trazer as necessidades desse cliente para dentro das empresas agora de forma muito mais personalizada. O desafio é fugir do telemarketing tradicional”, diz. Marcos Eduardo de Carvalho, gerente-executivo do Banco PAN, ressaltou também a importância dessa adaptação. “A oferta digital já é uma realidade, mas, agora, requer muito mais estratégia e conhecimento do cliente.”
PERSONALIZAÇÃO E O NOVO PAPEL PARA O AGENTE DE ATENDIMENTO
Certamente a personalização e o conhecimento do perfil de cada cliente são pontos importantes nessa nova relação. “A tendência será de trabalhar o contato seguido de uma abordagem de venda em sinergia com cada cliente. Essa é a diferença”, entende Suelen Soares, gerente de Projetos Internos e P&S B2B e Venda da Vivo.
Para Claudia Dantas, gerente-executiva de Atendimento ao Cliente da TIM, companhias que pensam de forma tradicional a sua área de Vendas não serão propositivas nesse novo modelo. “Os canais de contato deverão agora demonstrar os diferenciais da companhia”, pontuou.
Camila Rufino, gerente-comercial de Estabelecimentos da Sodexo, reforçou a importância desse preparo. “Muitas vezes, o atendimento humano tem um poder maior de conversão, e com esse desafio, agora, as empresas precisarão rentabilizar mais em outros canais de contato.”
Melissa Lulio, mediadora do evento e head de Conteúdo do Grupo Padrão, complementou: “Como abordar esse cliente agora é o ponto. A experiência deverá também fazer parte dessa nova abordagem ativa dos agentes de contato”.
Tatiane Dolci, gerente de Experiência do Cliente da Azul Linhas Aéreas, destacou nessa análise a importância de “ultrapassar as barreiras do 0303”. “Como as empresas deverão planejar essa abordagem para que esse contato seja efetivo e a empresa atendida? Qual número a empresa deverá escolher para esse prefixo? Essa personalização e inteligência deverão ir além do 0303. Enfim, eu preciso que o cliente me atenda. Esse é o primeiro desafio. Depois, como engajá-lo e convertê-lo?”
Para Livia Schramm, da Alldesk, esse entendimento fará toda a diferença. “Se o agente de atendimento for preparado e entender o que o cliente está buscando e em qual canal ele quer se relacionar, haverá uma chance muito maior de conversão.”
“Muitas vezes, falta a criação de um vínculo para que uma jornada se prolongue com uma marca. Isso vai muito além da venda; isso cria valor de marca para as empresas. Com a chegada do prefixo 0303, as empresas passarão a refletir ainda mais sobre esse propósito”, destacou a mediadora.
Foi unânime entre os participantes do evento que criar esse entendimento e praticá-lo dentro das empresas poderá ser o caminho de sucesso em Customer Experience diante dos desafios do prefixo 0303.
Os mecanismos e as ferramentas digitais existem para auxiliar, mas essa nova abordagem ainda será humana e fundamental como estímulo em um novo cenário de relacionamento entre clientes e marcas.
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