A vez das marcas que correspondem às prioridades do consumidor

A vez das marcas que correspondem às prioridades do consumidor

Head de Pesquisa e Conteúdo do Grupo Consumoteca

   É fato que, embora ainda haja o vírus pandêmico circulando por aí, o mood de retomada já circula as ruas. Porém, dois anos depois de uma vida com sonhos em suspensão, não voltamos os mesmos para o famigerado novo normal. Só agora estamos nos dando conta de que resquícios ficaram deste trauma coletivo. Segundo um estudo realizado pelo Grupo Consumoteca em junho deste ano, só 38% dos brasileiros se sentem totalmente animados com a vida pós-isolamento social. 

   A cada pesquisa que fazemos para entender como andam as expectativas dos consumidores, nos deparamos com uma série de relatos sobre pessoas que testaram novos hábitos e rotinas. Entre as áreas mais afetadas pela pandemia, o brasileiro aponta a forma como socializamos, a forma como cuidamos da nossa saúde mental e a forma como trabalhamos. Consequentemente, isso muda toda a nossa relação com consumo: 46% se sentem diferentes na hora de ir às compras. 

   A verdade é que o consumidor de 2022 ainda opera no modo sobrevivente, e isso o coloca em jornadas de compras cada vez mais pragmáticas e menos emocionais. Com um custo de vida cada vez mais caro e pouca crença em um mundo melhor – o consumidor coloca atributos de segurança em primeiro lugar e preza, cada vez mais, por custo-benefício e comodidade. Com o aprofundamento do mundo digital, as pesquisas pré-compra tornaram-se o novo básico e o tal phygital, que era uma antiga promessa, chega para ficar.

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   Isso abre um novo desafio para marcas que vinham, até então, desenhando experiências de marca baseadas em um discurso de propósito e transformação do mundo. É preciso criar produtos e serviços relevantes par um mundo que opera mais na lógica da escassez do que da abundância. Há menos espaço para storytelling e mais anseio por aquelas que resolvem seus pain points – sem blábláblá – e vão direto ao ponto.

   Marcas relevantes não serão as que endossam o discurso do extraordinário e do vencedor, mas aquelas que ajudam seus consumidores a reajustar a rota de uma vida com novas prioridades. Pessoas de verdade e com consciência de classe serão os novos influencers. Cupons de desconto, frete grátis e reviews sinceros serão os novos manifestos.

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


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