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A vez das marcas que correspondem às prioridades do consumidor

A vez das marcas que correspondem às prioridades do consumidor

Head de Pesquisa e Conteúdo do Grupo Consumoteca

   É fato que, embora ainda haja o vírus pandêmico circulando por aí, o mood de retomada já circula as ruas. Porém, dois anos depois de uma vida com sonhos em suspensão, não voltamos os mesmos para o famigerado novo normal. Só agora estamos nos dando conta de que resquícios ficaram deste trauma coletivo. Segundo um estudo realizado pelo Grupo Consumoteca em junho deste ano, só 38% dos brasileiros se sentem totalmente animados com a vida pós-isolamento social. 

   A cada pesquisa que fazemos para entender como andam as expectativas dos consumidores, nos deparamos com uma série de relatos sobre pessoas que testaram novos hábitos e rotinas. Entre as áreas mais afetadas pela pandemia, o brasileiro aponta a forma como socializamos, a forma como cuidamos da nossa saúde mental e a forma como trabalhamos. Consequentemente, isso muda toda a nossa relação com consumo: 46% se sentem diferentes na hora de ir às compras. 

   A verdade é que o consumidor de 2022 ainda opera no modo sobrevivente, e isso o coloca em jornadas de compras cada vez mais pragmáticas e menos emocionais. Com um custo de vida cada vez mais caro e pouca crença em um mundo melhor – o consumidor coloca atributos de segurança em primeiro lugar e preza, cada vez mais, por custo-benefício e comodidade. Com o aprofundamento do mundo digital, as pesquisas pré-compra tornaram-se o novo básico e o tal phygital, que era uma antiga promessa, chega para ficar.

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   Isso abre um novo desafio para marcas que vinham, até então, desenhando experiências de marca baseadas em um discurso de propósito e transformação do mundo. É preciso criar produtos e serviços relevantes par um mundo que opera mais na lógica da escassez do que da abundância. Há menos espaço para storytelling e mais anseio por aquelas que resolvem seus pain points – sem blábláblá – e vão direto ao ponto.

   Marcas relevantes não serão as que endossam o discurso do extraordinário e do vencedor, mas aquelas que ajudam seus consumidores a reajustar a rota de uma vida com novas prioridades. Pessoas de verdade e com consciência de classe serão os novos influencers. Cupons de desconto, frete grátis e reviews sinceros serão os novos manifestos.

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


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Diretor-Executivo de Conhecimento
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Diretora-Executiva
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Coordenadora
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CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

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O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
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